Maior usina nuclear do mundo é reativada no Japão após 15 anos
Usina de Kashiwazaki-Kariwa estava desligada desde o desastre em Fukushima em 2011

O Japão reativou a maior usina nuclear do mundo nesta segunda-feira (9), depois que uma tentativa anterior foi suspensa por uma pequena falha há mais de duas semanas. A usina de Kashiwazaki-Kariwa, na região de Niigata, retomou operações às 14h (2h de Brasília), informou a empresa Tepco (Tokyo Electric Power Company). Manifestantes protestaram contra a reativação da usina, levando faixas em frente à sede da Tepco.
Uma falha em um alarme em janeiro forçou a suspensão da primeira tentativa de reativar a usina desde o desastre na central de Fukushima, em 2011.
A instalação permanecia inativa desde então, quando o Japão desativou todas as centrais nucleares após um terremoto e tsunami que danificaram três reatores de Fukushima.
O Japão voltou a recorrer à energia atômica para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, alcançar a neutralidade de carbono e suprir sua crescente demanda energética devido à inteligência artificial.
A primeira-ministra conservadora, Sanae Takaichi, defende a energia nuclear para impulsionar a economia do país. No domingo (8), ela obteve uma contundente vitória eleitoral. O Partido Liberal Democrático, do qual a governante é líder, conquistou 316 assentos na Casa, indo muito além dos 233 necessários para garantir a maioria simples, segundo os dados coletados pela emissora pública NHK.
*Via Folha de São Paulo