Neto de Fidel Castro exibe estilo de vida luxuoso e irrita a população de Cuba
Sandro promove festas em Havana e cobra cerca de um salário mensal dos cubanos para entrar

Neto do ex-líder cubano Fidel Castro, Sandro Castro exibe um estilo de vida luxuoso que tem irritado a população de Cuba e até familiares. Filho de Alexis Castro Soto del Valle, o influencer de 33 anos cresceu no enclave de Punto Cero, local reservado à elite do regime, e mostra em uma rede social, na qual tem 123 mil seguidores, vídeos e fotos em iates, carros importados e bares exclusivos. Do outro lado, a maioria dos cubanos recebe menos de US$ 25 por mês para viver.
Conforme dados do relatório do Observatório Cubano dos Direitos Humanos (OCDH), a extrema pobreza no país atingiu 89% da ilha no fim de 2024. Sandro, por sua vez, promove festas em Havana e cobra cerca de um salário mensal dos cubanos para entrar. É comum ver o neto de Fidel com refeições importadas, bebidas caras e passeios em locais privados.
Alex Castro, tio de Sandro, o chamou de “batata podre”. Outras figuras ligadas ao governo liderado, atualmente, por Miguel Díaz-Canel, também questionam a postura do influenciador. O regime, todavia, não fez qualquer comentário oficial sobre o caso.
Não se sabe oficialmente sobre o patrimônio de Sandro. Especialistas acreditam que possa ser dos negócios noturnos administrados por ele, mas também do uso da imagem nas redes sociais, além de vínculos com bens da família. Enquanto Sandro ostenta, o Produto Interno Bruto de Cuba encolheu 1,1% em 2024 e acumulou queda de cinco anos seguidos (cerca de 10%, desde 2019). Apagões chegam a durar 20 horas por dia.
Hoje, Sandro é visto como símbolo de desigualdade no País (entre a elite do regime e a população). Inclusive, cada vez mais cubanos deixam a ilha em busca de melhora de vida. A informação foi divulgada pelo R7.
LEIA TAMBÉM:
Prefeito casa com jacaré em tradição centenária no México; vídeo