POSSIBILIDADE

Papa Leão XIV planeja viagem para a Argentina

País vizinho não recebe pontífices desde 1987, com João Paulo II

O papa Leão XIV disse, na última semana, que planeja viajar para a Argentina, terra de seu antecessor, o papa Francisco. O país vizinho não recebe pontífices desde 1987, com João Paulo II.

A fala de Robert Prevost, o papa, ocorreu no Vaticano, durante encontro com o cardeal e arcebispo de Santiago del Estero, Vicente Bokalic. O visitante, que é primaz da Igreja Católica na Argentina, fez o convite.

Em comunicado, a Arquidiocese de Santiago del Estero informou que o papa agradeceu e “indicou que essa possibilidade está em fase de avaliação para sua agenda”. Leão XIV fez apenas uma viagem internacional desde que assumiu o papado, em maio de 2025. Ele esteve na Turquia e no Líbano em novembro passado.

Já esteve no Brasil antes de ser papa

No passado, Prevost também esteve no Brasil. Inclusive, em Goiás. Conforme informações da Arquidiocese de Goiânia, ele veio à capital enquanto padre superior dos agostinianos (2001 a 2013) para visitar comunidades religiosas da ordem dos Agostinianos no Brasil.

Em artigo publicado no site da Arquidiocese (logo após ele se tornar papa), o arcebispo de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, confirmou a informação. “Todos poderão encontrar dados biográficos do novo Papa. Eu não poderia deixar de trazer um dado que o liga à nossa querida cidade de Goiânia. Quando era o Padre Geral da Ordem de Santo Agostinho, OSA, ele esteve por duas vezes em Goiânia para visitar seus confrades na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Setor Aeroporto, no Colégio Agostiniano e nas obras sociais agostinianas.”

Dom João ainda afirmou que foi o próprio pontífice, ainda cardeal, que revelou ter estado na capital goiana, durante uma audiência no Dicastério para os Bispos, em Roma, que participou como membro da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Agora, resta-nos nutrir em nosso coração o sonho de uma terceira visita, como Papa”, disse à época. Os encontros ocorreram em 2024 e 2025.

LEIA TAMBÉM:

Novo papa, Leão XIV já esteve no Brasil diversas vezes; veja em quais cidades