atrito

Trump afirma que os dias de Maduro estão contados na Venezuela

Apesar da declaração, presidente dos EUA minimiza temores de guerra

O ex-presidente Donald Trump afirmou, em entrevista ao programa “60 Minutes” da CBS, exibida neste domingo (2), que acredita que os dias de Nicolás Maduro no poder da Venezuela “estão contados”. Apesar da declaração, ele minimizou a possibilidade de uma guerra entre os dois países.

A fala de Trump ocorre em meio ao envio de militares e navios americanos ao Caribe, onde os Estados Unidos têm realizado uma série de ataques contra supostas embarcações de tráfico de drogas, resultando em dezenas de mortes. Questionado se o país poderia entrar em guerra com a Venezuela, o republicano respondeu: “Eu duvido. Não acredito nisso”.

Quando o jornalista perguntou se os dias de Maduro como presidente estavam chegando ao fim, Trump foi direto: “Eu diria que sim. Acho que sim”.

Maduro, por sua vez, é acusado de narcotráfico pelo governo americano e afirma que Washington usa o tema como pretexto para promover uma mudança de regime em Caracas e controlar as reservas de petróleo do país.

Segundo especialistas, os ataques americanos no Caribe e no Pacífico — que já somam mais de 15 operações e ao menos 65 mortos — podem configurar execuções extrajudiciais, mesmo que tenham como alvo supostos traficantes. Até o momento, os EUA não apresentaram provas públicas de que as embarcações atacadas estivessem envolvidas no tráfico ou representassem ameaça ao país.