Trump diz que EUA vão governar a Venezuela e controlar o petróleo após queda de Maduro
Trump também disse que produção de petróleo na Venezuela irá "voltar a fluir"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que os EUA irão governar a Venezuela e explorar o petróleo do país após a captura do ditador Nicolás Maduro. A declaração foi feita em pronunciamento à nação neste sábado (3), no qual o republicano comemorou a ofensiva militar batizada de “Operação Determinação Absoluta”.
“Vamos governar o país até que haja uma transição adequada e justa”, disse Trump. Segundo ele, os Estados Unidos estavam prontos para realizar novos ataques. “Estávamos preparados para atacar novamente, um ataque muito maior, mas isso provavelmente não será necessário.”
Trump afirmou que após a queda de Maduro o petróleo venezuelano passará a ser explorado por empresas americanas e que a produção “voltará a fluir” sob o comando de uma petroleira dos Estados Unidos. A Venezuela detém algumas das maiores reservas de petróleo do mundo.
O presidente americano declarou que ninguém próximo a Maduro continuará no poder. “Teremos um grupo de pessoas administrando a Venezuela, incluindo as pessoas atrás de mim”, afirmou. Ele também demonstrou ceticismo quanto à liderança de María Corina Machado. “Seria muito difícil para ela, ela não tem o apoio ou respeito do povo. Ela é uma mulher muito simpática, mas não tem o respeito.”
Ao justificar a intervenção, Trump citou a Doutrina Monroe e afirmou: “Ninguém nunca mais questionará o poderio americano no nosso hemisfério”. Em tom de ameaça, declarou ainda: “O que aconteceu com Maduro acontecerá com eles, e acontecerá com eles se não forem justos com seu povo. O ditador e terrorista Maduro se foi, e o povo da Venezuela está livre, e os EUA são um país mais seguro e mais orgulhoso.”
Com informações da Folha de S. Paulo
Leia também: