Trump suspende tarifas a China por mais 90 dias
Com a mudança, a nova trégua tarifária vai até 9 de novembro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu as tarifas a China por mais 90 dias. O anúncio, conforme a Reuters, aconteceu nesta segunda-feira (11), um dia antes do prazo anterior estabelecido pela Casa Branca. Com a mudança, a nova trégua tarifária vai até 9 de novembro.
Ainda conforme a agência, Trump já assinou o decreto com a prorrogação. Caso não o fizesse, as tarifas a China seriam de 145% para produtos chineses e 125% para os produtos norte-americanos, o que inviabilizaria o comércio entre os países.
Por enquanto, os números são de 30% e China mantém a retaliação de 10%. A primeira prorrogação ocorreu em 12 de maio, na Suíça, quando as delegações decidiram por 90 dias de trégua. Em 28 e 29 de julho, na Suécia, houve mais uma rodada de negociações, que culminou no anúncio desta segunda-feira.
No Brasil, o tarifaço de 50%, com quase 700 exceções, passou a valer na última semana. O Brasil tenta negociar, mas enfrenta “militância antidiplomática”, conforme o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.