HOMENAGENS

Vice de Biden enaltece mulheres por chegar à Casa Branca: “Lutaram e se sacrificaram por igualdade”

“Estou aqui hoje por causa das mulheres que vieram antes de mim”, afirmou Kamala Harris, que também homenageou a mãe, Shyamala Gopalan Harris

A vice do presidente do Estados Unidos Joe Biden, Kamala Harris, publicou um vídeo nas redes sociais celebrando as mulheres, nesta quarta (20). “Estou aqui hoje por causa das mulheres que vieram antes de mim”, escreveu na legenda e completou no vídeo: “Mulheres que lutaram e se sacrificaram tanto pela igualdade, liberdade e justiça para todos, incluindo as mulheres negras, que muitas vezes são esquecidas, mas que tantas vezes provam que são a espinha dorsal de nossa democracia.”

No vídeo, ela afirma que a maior responsável pela presença dela, neste local, é a mãe, Shyamala Gopalan Harris, “que está sempre em nossos corações. Quando ela veio da Índia para cá com 19 anos, talvez ela não tenha imaginado esse momento. Mas ela acreditava profundamente em uma América onde um momento como esse é possível”.

Ela também citou “mulheres negras, mulheres asiáticas, brancas, latinas e nativas americanas ao longo da história de nossa nação que pavimentaram o caminho para este momento esta noite. (…) Todas as mulheres que trabalharam para garantir e proteger o direito ao voto por mais de um século: 100 anos atrás com a 19ª Emenda, 55 anos atrás com a Lei de Direitos de Voto e agora, em 2020, com uma nova geração de mulheres em nosso país que votaram e continuaram a lutar por seu direito fundamental de votar e ser ouvido”.

Por fim, ela afirmou que, nesta data, reflete a luta delas. A tradução foi feita pela CNN Brasil.

Posse

Joe Biden e Kamala Harris tomam posse em cerimônia virtual – por causa do novo coronavírus -, a partir das 14h desta quarta. Por causa da pandemia, o evento terá poucos convidados e não terá público, ao contrário do que tradicionalmente ocorre.

Desta forma, não haverá desfile, multidões ou baile, mas estão previstos atos virtuais e televisionados para compensar a falta de público. O atual presidente, Donald Trump, não vai comparecer à posse e será substituído pelo vice, Mike Pence.