Museu exibe mostra virtual da artista japonesa Chiharu Shiota

A exposição fica disponível até 19/04 (segunda), com fotografias, pinturas, vídeos, instalações e muito mais

Mostra Linhas da Vida, de Chiharu Shiota
Obras expostas na mostra (Foto: Divulgação/ Augusto Costa)

Para quem já está com saudades dos museus, muitas exposições estão acontecendo em ambiente virtual, como forma de aproximar os apreciadores da arte e artistas de todos os cantos do mundo. Embora as visitas online não despertem a mesma emoção e os mesmos sentidos de uma visita presencial, o bacana desse novo formato é que dá para ir a museus de todos os cantos do Brasil, sem nem mesmo sair de casa. Assim, você pode fazer uma visita ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ), que apresenta uma exposição belíssima.

Até o dia 19 de abril (segunda-feira), o público pode fazer um tour em 360º pelo site da instituição, e conferir a mostra “Linhas da Vida“, da artista japonesa Chiharu Shiota. É possível ter acesso a detalhes de todos os ambientes das galerias do CCBB RJ e das obras, com a possibilidade de conferir legendas, e obras comentadas com audiodescrição em português e inglês.

O passeio virtual segue o mesmo roteiro do presencial. Você tem acesso pela entrada e pode ir caminhando entre os espaços do museu da forma que preferir, controlando a janela pelo computador ou celular.

Dá para ver todas as obras da artista, incluindo a instalação “Além da Memória” (2019-2021), inspirada na diversidade do povo brasileiro, que atua como um convite de Chiharu Shiota para que o público idealize sua própria história e resguarde sua memória.

Sobre a mostra “Linhas da Vida”, de Chiharu Shiota

Mostra Linhas da Vida, de Chiharu Shiota

Obras expostas na mostra (Foto: Divulgação/ Augusto Costa)

Com curadoria de Tereza de Arruda, as obras apresentadas na mostra foram inspiradas na transitoriedade dos ciclos da vida, nas memórias e nas experiências pessoais da artista japonesa.

Shiota é autora de uma obra multidisciplinar, utilizando os mais diversos suportes, como instalações, performances, fotografias e pinturas. Em “Linhas da Vida”, sua extensa obra é celebrada, provocando momentos de reflexão e trazendo um respiro em meio ao trágico cenário atual.

Segundo Tereza: Nesta mostra, Chiharu Shiota convida o público a refletir sobre memória coletiva e traz um respiro em meio à pandemia que o mundo atravessa. São fotografias, vídeos, desenhos, gravuras e objetos selecionados meticulosamente para uma imersão no universo de Shiota que nos fazem pensar em ligações, conexões afetivas ainda que à distância”, conclui.

Já a artista, menciona que pretende unir o povo brasileiro, independente de origem, status social, nacionalidade, formação educacional ou qualquer outro fator divisor. A ideia é fazer com que todos se questionem sobre seus propósitos em vida, para que caminhem até a melhora que tanto buscam.

Serviço

Linhas da Vida, exposição de ChiharuShiota

Em cartaz: até 19 de abril

Acesso: gratuito

Site da mostra: clique aqui

Leia também: