Nazismo: Cinco filmes para ninguém esquecer da Segunda Guerra Mundial

Milhões foram mortos pelo regime nazista entre 1939 e 1945

O Fotógrafo de Mauthausen Nazismo Propaganda Frase Hitler Segunda Guerra Mundial Lista Campos de Concentração Holocausto
O Fotógrafo de Mauthausen Nazismo Propaganda Frase Hitler Segunda Guerra Mundial Lista Campos de Concentração Holocausto

O agora ex-secretário de Cultura nacional, Roberto Alvim, parafraseou trechos de um discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda Nazista e braço direito de Hitel, para anunciar o Prêmio Nacional das Artes. Feito por meio de um vídeo, o mesmo teve rápida repercussão nacional e internacional, gerando muita repercussão, críticas e revolta popular. A trilha sonora utilizada também fez referência ao nazismo.

Joseph Goebbels, foi um dos cérebros do nazismo. Pessoa da confiança de Adolf Hitler, teve papel fundamental na Segunda Guerra Mundial. Com estratégias e sempre se reinventando, foi mais que apenas uma figura do Terceiro Reich.

O Mais Goiás separou uma lista com cinco filmes e documentários para que todos se lembrem do que se tratou a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto e o regime nazista.

O Fotógrafo de Mauthausen

Baseado em uma história real, o filme, produzido pela Netflix, nos apresenta ao catalão Francesc Boix, prisioneiro do campo de concentração de Mauthausen.

“Tentando sobreviver, ele se torna o fotógrafo do diretor do campo. Quando ele descobre que o Terceiro Reich perdeu para o exército soviético na batalha de Stalingrado, Boix torna sua missão salvar os registros dos horrores realizados no local”.

Assista na Netflix.

Nos Campos do Holocausto

A série documental, disponível na plataforma Prime Video, é dividida em oito pequenos episódios. Em cada um deles um sobrevivente do Holocausto conta sua história, todas repletas de sofrimento, crueldade e superações.

Ao fim de cada depoimento, todos deixam uma reflexão às gerações seguintes à tragédia, baseada no que viveram.

Assista na Prime Video.

A Lista de Schindler

O alemão Oskar Schindler foi um empresário industrial que salvou centenas de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Com forte influência dentro do partido nazista, aproveitou a mão de obra judia, barata e de qualidade, para preencher as vagas de operários em suas fábricas.

Lançado em 1993, o emocionante filme levou o Oscar de Melhor Filme e conta todos os bastidores reais da história.

Assista na Google Play.

Mengele, o Anjo da Morte

Josef Mengele foi um oficial da SS e médico no campo de concentração de Auschwitz. Durante os anos do Holocausto, foi o responsável por inúmeros e cruéis experimentos realizados nos prisioneiros.

No documentário, também disponível no Prime Video, “o escritor argentino Carlos de Napoli viaja investigando os sinistros experimentos do terceiro reich”.

Assista na Prime Video.

O Experimento Goebbels

Por fim, um documentário totalmente voltado a Joseph Goebbels. A forma como vendida o que defendia, sua crença e devoção ao nazismo, os meios com que conseguia o que queria, táticas por ele utilizadas e todos os bastidores de sua atuação são apresentados em detalhes. A produção é narrada em primeira pessoa, baseada na leitura do seu diário mantido entre 1924 e 1945. Logo, leva o espectador a uma imersão na mente do nazista.

Conforme especialistas estudiosos do nazismo, Goebbels foi o responsável pelas estratégias de lavagem cerebral do regime alemão.