Nutricionista alerta diabéticos e hipertensos para cuidados com sua alimentação na ceia

Para manter a diabetes e hipertensão controlada nas festas de fim de ano alguns cuidados devem ser tomados

As ceias de natal e ano novo traz para a alimentação de todos comidas com carregadas de açúcares, sódio e gorduras. Foto: Istockphoto

Nas festas de fim de ano, diabéticos e hipertensos devem ficar atentos com a alimentação. Ao Mais Anápolis, a nutricionista Laís Miranda diz que, mesmo com restrições, é possível montar uma boa mesa para satisfazer pessoas que convivem com essas doenças. “É interessante manter um pouco das restrições, então, se for possível, melhor não incluir açúcar nas sobremesas, por exemplo”, orienta.

Para o grupo de hipertensos, Laís fala sobre alimentos com menor teor de sódio e mais ricos em fibras. “Uma opção hoje em dia fácil e para os hipertensos, é tentar realmente uma comida mais saudável, com menos teor de sódio e com mais temperos naturais, ricos em fibras. Eles dão saciedade”, reforça.

Lara Cristina, de 46 anos, é diabética e costuma ter controle durante as refeições. Preocupada com a saúde, nas festas de fim de ano, ela afirma manter. “Eu gosto muito de comer, mas por ter diabetes preciso parar e pensar antes de realizar minha alimentação. Como já acostumei com isso, tento balancear o que estou ingerido, pois, normalmente, nas reuniões de fim de ano a alimentação possui muitos tipos de açúcar na comida” conta Lara.

Laís Miranda diz que é necessário oferecer um prato saudável e rico em fontes de energia. “A dica é incluir alimentos saudáveis não só com os pratos tradicionais. Sempre indico incluir castanhas, tomate com azeitona ou palmito que é um pouco mais leve e que tem um teor calórico um pouco menor” conclui.

Bruna Ariadne compõe o programa de estágio do Mais Anápolis sob supervisão de Palloma Pires.