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Onda de frio: Veja como proteger seu corpo e sua energia nesse período

Dicas para sua imunidade, bebidas saudáveis para aquecer, óleos essenciais e muito mais

Dicas para sua imunidade, bebidas saudáveis para aquecer. Onda de frio: Veja como proteger seu corpo e sua energia nesse período
(Foto: Freepik)

Uma onda de frio derrubou as temperaturas em parte do país, com possibilidade de neve na região Sul. Sabemos que a temperatura baixa requer cuidados especiais, tanto em relação ao corpo quanto ao lado espiritual, mental e emocional. Pensando nisso, confira dicas para você proteger seu corpo diante da onda de frio que vem aí.

Cuide da imunidade nesse frio

A alimentação pode ajudar muito nos dias frios, porque a maior parte das nossas células de defesa do organismo estão localizadas ao redor do intestino. Por isso, inclua alimentos e nutrientes específicos que ajudam na imunidade, como:

  • Frutas, legumes e verduras: ricos em vitamina C e vitamina A como cenoura, mamão, abóbora, brócolis, laranja, limão, mexerica, abacaxi, acerola, goiaba, açaí, kiwi. Um suco verde é uma ótima opção para incluir no dia a dia.
  • Alho: chá, macerado, no molho pesto, incluir em patês, tempero verde, óleo de alho (suplemento nutricional).
  • Gengibre: fresco como chá, no suco, ralado ou refogado como tempero em preparações culinárias ou em pó no shot matinal.
  • Cúrcuma: fresca no suco, na sopa, no arroz, no feijão ou em pó no shot matinal ou como tempero na comida.
  • Castanha do Pará: a melhor fonte de selênio! Um mineral que facilmente temos deficiência e é indispensável para a imunidade por fazer parte do sistema de detoxificação do organismo.
  • Proteínas: ovos, leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, ervilha), tofu, frango orgânico, peixes menores (sardinha).

Alimentação balanceada e repleta de antioxidantes é a base para ter seu sistema imunológico fortalecido!

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Bebidas saudáveis para aquecer

O frio chega e traz com ele diversas tentações gastronômicas, colocando à prova dietas e planos alimentares. A nutricionista Amanda Regina alerta para cuidar com chocolates quentes tradicionais, pois somam muitas calorias, e recomenda chás que esquentam, e não engordam. Como:

> Chá mate com gengibre e canela: uma xícara de água, uma sachê de chá mate. Colocar na água para ferver uma rodela de gengibre e uma pitada de canela.
> Chá de erva doce com camomila: misture os dois e terá um digestivo poderoso e reconfortante.
> Chás diversos: de frutas, erva cidreira, capim santo, etc.

E para quem o chocolate for fundamental, experimente uma receita de chocolate quente que diminui as calorias, além de aumentar os antioxidantes do cacau! > Um copo de leite semidesnatado (preferir leite fresco) + uma colher de chá de cacau em pó (misturar quente e adoçar com o adoçante de sua preferência ou um pouco de açúcar) e uma pitada de canela.

Óleos essenciais para se proteger de doenças

A onda de frio pode nos deixar mais vulneráveis a dores no corpo, gripes, resfriados e alergias. A tendência é ficarmos mais encolhidos e relaxarmos na hora de ir a academia. Desta forma, acabamos contraindo mais a musculatura e deixamos nosso corpo ainda mais propenso às dores.

Para aquecer o corpo, a aromaterapeuta Solange Lima sugere dois óleos essenciais para proteger de doenças e aumentar a disposição do organismo:

> Óleo essencial de canela: é um óleo quente, estimulante, sedativo, aromático e digestivo. Fazer uma massagem corporal ou nos pés com óleos à base de canela ajuda a relaxar a musculatura e aquecer o corpo.

> Óleo essencial de gengibre: é um excelente anti-inflamatório, muito útil nas dores, analgésico, antisséptico, expectorante, aquecedor, antibactericida, laxativo e estimulante do apetite. Em massagens, ajuda nos problemas de coluna e articulações. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados.

Mais dicas para esse frio!

Fazer exercícios físicos no frio pode aumentar o grau de contração do corpo, ajudando a aquecer o corpo e a diminuir o enrijecimento natural que acontece nessa época.

Se você se exercita pela manhã, é indicado começar o dia ingerindo água morna pura ou com um pouco de limão, ou mesmo chás termogênicos (como gengibre, canela e outros ingredientes que aquecem) que são balsâmicos e confortantes para o trato digestivo.

Outra dica é investir em Yoga, que você pode praticar mesmo sem sair de casa.