Operação contra pirataria digital cumpre mandados em Goiás e outros 10 estados

Além dos 11 estados brasileiros, operação contou com a colaboração das embaixadas do Reino Unido e Estados Unidos no Brasil. Ao todo, mais de 700 sites e 250 aplicativos foram bloqueados desde a primeira etapa da operação

Quarta fase de operação policial bloqueia sites e aplicativos piratas de 11 estados (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Uma ação policial conjunta contra pirataria digital cumpriu mandados de busca e apreensão em Goiás e outros 10 estados brasileiros. Durante a quarta fase da denominada Operação 404, também foram realizados bloqueios de sites e aplicativos com conteúdos ilegais. Até o momento, ninguém foi preso.

O balanço da operação será apresentado pelo delegado Davi Freire em coletiva de imprensa marcada para 11h desta terça-feira (21), na Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), em Goiânia.

Além de Goiás, a operação foi deflagrada em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará, Mato Grosso, Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia e Alagoas. A ação de combate à pirataria online também conta com a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Brasil.

Até o momento, ninguém foi preso. No entanto, se comprovados os delitos, os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, lavagem de capitais e pelo artigo 184 §3º do Código Penal Brasileiro, com reclusão de até quatro anos e multa.

Quarta fase de operação policial bloqueia sites e aplicativos piratas de 11 estados (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Outras fases da operação contra pirataria digital

Iniciada em novembro de 2019, a Operação 404 bloqueou, na primeira etapa, 210 sites e 100 aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, além de cumprir 30 mandados de busca e apreensão em 12 estados. Na segunda etapa, foram 25 mandados de busca e apreensão em 10 estados brasileiros e bloqueio de 252 sites e 65 aplicativos piratas.

A terceira etapa foi deflagrada em 8 de julho de 2021 e resultou no bloqueio de 94 aplicativos e 334 sites piratas. Oito estados brasileiros participaram da operação que cumpriu 11 mandados de busca e apreensão.

Quarta fase de operação policial bloqueia sites e aplicativos piratas de 11 estados (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

 

Leia outras notícias no Mais Goiás

Ministérios da Economia e da Justiça firmam acordo contra pirataria

Governo federal lança campanha contra pirataria de vacinas

PC apreende, em Itapuranga, 100 mil peças automotivas falsificadas oriundas da China

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Jessica Santos