Orquestra Sinfônica apresenta concerto ‘Amazônia’, no Teatro Goiânia

O concerto é inspirado na Amazônia e acontece nesta quinta-feira (25/11), com entrada franca

Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta concerto Amazônia, nesta quinta-feira
O concerto acontece nesta quinta (25), abordando temas sobre a preservação ambiental (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (25/11), a partir das 20h, o Teatro Goiânia recebe o concerto “Amazônia”, apresentado pela Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO), em parceria com a Embaixada da França.

Com entrada franca, o objetivo do evento é levar ao público uma reflexão sobre a importância de preservar o meio ambiente, em especial a Amazônia, que nos últimos anos vem sofrendo com o avanço do desmatamento e outras atividades ilegais.

Vale mencionar que o teatro cumprirá todas as medidas sanitárias em prevenção ao Covid-19, portanto, o acesso será limitado a 430 pessoas, por ordem de chegada, que somente poderão ter acesso ao espaço mediante uso de máscara.

Os portões estarão abertos a partir das 19h30 e a dica é chegar com antecedência para garantir lugar na plateia. Quem preferir acompanhar de casa, o concerto também será transmistido simultâneamente pelo canal da OSGO no YouTube.

A orquestra estará sob regência do maestro brasileiro Miguel Campos Neto, que tem carreira internacional e atualmente, está como maestro da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em Belém (PA). O concerto também terá presença do solista Wesley Lopes, que é timpanista da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Sobre o concerto “Amazônia”, apresentado no Teatro Goiânia

Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta concerto Amazônia, nesta quinta-feira

Com entrada franca, o concerto tem início às 20h (Foto: Divulgação)

O concerto “Amazônia” promete fortes emoções ao público, com obras dos compositores Carlos Gomes, Francisco Braga, Augusta Holmes e Pierre Thilloy.

A principal obra a ser apresentada no evento é “Amazônica, concerto para tímpanos e Orquestras”, do compositor francês Pierre Thilloy.

Em seguida, serão executadas as obras “Ludus Pro Patria”, da também francesa Augusta Holmes (1847-1903); “Episódio Sinfônico”, do compositor brasileiro Francisco Braga (1868-1945); as aberturas da ópera “Salvator Rosa” e “Il Guarany”, do compositor brasileiro Carlos Gomes (1836-1896).

O concerto integra o Projeto Amazônia Tour, realizado pela Xanadu Association, em parceria com a Embaixada da França no Brasil e com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

De acordo com o maestro Eliseu Ferreira, o projeto “tem como objetivo unir música e conscientização ambiental. Para isso, diversas orquestras do país foram convidadas a realizar concertos sinfônicos, com repertório franco-brasileiro, usando a força da música para promover o diálogo sobre a conservação da Amazônia”, comenta.

Ainda segundo o maestro, o concerto “Amazônia” também é sobre a convivência cultural entre Brasil e França, já que ambos os países compartilham da visão sobre a importância da conservação ambiental.

“Objetivos comuns entre Brasil e França estão representados em ‘Amazônia’: construir um futuro comum, estabelecendo pontes culturais de proteção e respeito ao meio-ambiente, aos direitos sociais, aos povos e à casa comum, finaliza.

Serviço

Orquestra Sinfônica apresenta concerto “Amazônia”

Quando: 25/11 (quinta-feira)

Onde: Teatro Goiânia

Horário: abertura dos portões às 19h30 | concerto às 20h

Acesso: gratuito

Para acompanhar online: canal da Orquestra no YouTube

Leia também: