PF apreende reais e moedas estrangeiras em casa de câmbio clandestina em Anápolis

À corporação, dono do local afirmou que compra e vende moeda estrangeira, mas que não possui casa de câmbio e sim um café

A Polícia Federal apreendeu quantia em reais e moedas estrangeiras em uma casa de câmbio clandestina, em Anápolis. (Foto: Divulgação/PF)
A Polícia Federal apreendeu quantia em reais e moedas estrangeiras em uma casa de câmbio clandestina, em Anápolis. (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (22), mandados de busca e apreensão em uma casa de câmbio clandestina, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. No local, foram encontrados quantias em reais, euro, dólar, libra esterlina e francos suíços. Proprietário do imóvel foi preso por crime contra o sistema financeiro nacional.

Segundo informações da corporação, o local é investigado desde 2016, ano em que a Polícia recebeu denúncia sobre o funcionamento da casa. Após apuração, a equipe conseguiu reunir elementos que comprovassem o comércio ilegal.

O dono da residência, um homem de 55 anos, foi encaminhado à delegacia, prestou depoimento e foi liberado em seguida. Ele não ficou detido, já que no momento da ação policial o suspeito não realizava as trocas. À corporação, o homem afirmou que compra e vende moeda estrangeira, mas que não possui casa de câmbio e sim um café.

Ao total, foram apreendidos R$ 85 mil, 14, 6 mil dólares, 15,8 mil euros, 1 mil francos suíços e 230 libras esterlinas. O suspeito negou ser proprietário do dinheiro e informou que a quantia é de um irmão.

O delegado da Polícia Federal em Anápolis e responsável pelo caso, Antônio José dos Santos, prossegue com as investigações. Donos de salas comerciais ao lado da casa de câmbio clandestina e possíveis sócios do detido serão ouvidos.

O proprietário da casa será indiciado por operar instituição financeira sem autorização do Banco do Brasil. Caso seja condenado, poderá pagar multa, além de pegar até 4 anos de prisão.