Aava se reúne com Vanderlan e vê espaço para aliança entre PSB e PSD
Encontro foi produtivo, mas sem definição, afirmou a vereadora

A vereadora Aava Santiago, nova presidente do PSB em Goiás, se reuniu na tarde desta sexta-feira (9) com duas lideranças do PSD no estado: o senador Vanderlan Cardoso e a ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Sucena Hummel. As conversas ocorreram em momentos distintos, mas tiveram agendas semelhantes, com as eleições de 2026 como pano de fundo, segundo apuração da coluna Domingos Ketelbey, do Mais Goiás.
À coluna, Aava também evitou cravar aliança, mas confirmou o clima amistoso do encontro. “A conversa foi boa e muito produtiva. Saímos satisfeitos. Não houve definição de nada. Acabei de assumir o partido e tudo será uma construção”, afirmou. “Tanto eu como o senador acreditamos que há espaço para aliança e até de atrair outros partidos para o projeto”, completou.
Os dois mantêm interlocução política desde antes de a ex-tucana assumir o comando do PSB. Outro interlocutor que participou da reunião também deu detalhes. “Eles falaram sobre os rumos de 2026. Há afinidade entre os dois, mas nada ainda foi construído”, relatou à coluna uma fonte que participou da conversa. “Vejo uma probabilidade grande de caminharem juntos”, acrescentou.
Convite à contadora
Antes da reunião com Vanderlan, Aava se encontrou com Sucena Hummel, que foi candidata a vice-prefeita na chapa liderada pelo senador nas eleições municipais de 2024. Entre outros assuntos, a vereadora a convidou para se filiar ao PSB.
“A Sucena é um quadro pelo qual tenho profundo respeito e que tem um futuro brilhante na política. Temos muita afinidade em pautas de gênero e ela desenvolveu um trabalho revolucionário à frente do Conselho Regional de Contabilidade. Colocou a entidade em outro patamar. Seria um nome que somaria muito ao partido”, afirmou Aava à coluna.
Sucena Hummel, por sua vez, disse ter recebido o convite com gratidão e que tomará a decisão no tempo adequado. “A conversa foi muito boa. Tenho uma relação histórica com a Aava e desejei sucesso a ela no comando do partido. A filiação vou decidir em outro momento”, declarou.