Baldy comemora investimento de montadora na Bahia e elogia ‘esforços’ do PT
Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), Baldy também fez elogios ao presidente Lula

O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab) Alexandre Baldy (PP) participou da solenidade que anunciou o início da operação da montadora chinesa BYD no Brasil com três fábricas de veículos na cidade de Camaçari, a 50km da capital baiana, nesta terça-feira (4). Ao lado de petistas como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o ex-deputado federal e aliado caiadista parecia em casa.
O pepista que também é conselheiro da companhia chinesa, comemorou muito em uma breve coletiva à imprensa e atribuiu a vinda da BYD aos ‘esforços’ do presidente da República Lula e de Jerônimo. “Nós percebemos claramente, com o esforço do presidente da República, Lula e do governador Jerônimo do compromisso em proteção ao meio ambiente e com as práticas sustentáveis mesmo com o consumo de bens duráveis. É o compromisso da BYD com o planeta da redução de 1 grau na temperatura em todo o mundo.
Alexandre Baldy também destacou que o esforço da companhia será em proporcionar veículos sustentáveis e acessíveis ao cidadão brasileiro. “Replicaremos os nossos mais avançados procedimentos para produzir o que temos de mais moderno em veículos elétricos e também a promoção ao meio ambiente com carros acessíveis e econômicos. “
E prosseguiu uma série de elogios aos petistas. “A BYD acredita na Bahia e no Brasil. Como aqui foram as palavras do governador Jerônimo. É uma empresa de alta tecnologia, líder mundial de veículos elétricos que vem para o Brasil em sua primeira indústria, assim como no Brasil é a primeira indústria de carros elétricos”.
Em tom de agradecimento, Alexandre Baldy disse o que espera dos investimentos da companhia chinesa e as contribuições que a empresa pode dar em solo brasileiro. “Para trazer tecnologia, proteção ao meio ambiente, desenvolvimento, inovação e cada vez mais o progresso do Brasil. Quero agradecer a todos. São mais de cinco mil empregos criados com mais de 3 bilhões de reais que serão investidos pela BYD, em Camaçari, na Bahia e no Brasil”, destacou.
A BYD negociou os espólios da antiga fábrica da Ford que abandonou a operação no Brasil no começo de 2021 ainda em janeiro. A promessa é de que uma das unidades seja dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos A outra, ficará a cabo da fabricação de automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades por ano na primeira fase, podendo dobrar a produção. De acordo com o próprio Alexandre Baldy, a expectativa é que o início da produção aconteça em 2024.