BRASÍLIA

Anderson Torres dará novo depoimento à PF na segunda

Determinação é do ministro Alexandre de Moraes

O ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, deverá depor novamente na sede da Polícia Federal (PF) na segunda-feira (24). A determinação é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, desta quinta-feira (20).

“Trata-se de ofícios encaminhados pela Polícia Federal, por meio do qual requer a autorização de oitiva de Anderson Gustvo Torres, preso por decisão proferida nestes autos, no dia 24/4/2023, às 14h, devendo ser escoltado à Sede da Polícia Federal para o ato”, escreve o magistrado.

Anderson Torres foi presido dias após os atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília, contra as sedes dos três Poderes. Ele é acusado de omissão em relação às invasões e vandalismo.

Novidades sobre o 8/1

Na última quarta (19), foi divulgado um vídeo em que aparece o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto durante as invasões golpistas de 8 de janeiro. No vídeo divulgado pela CNN Brasil, ele e militares do GSI – que são responsáveis pela segurança de autoridades e do Planalto – podem ser vistos guiando invasores para a saída. Não havia clima de tensão.

Com a repercussão, Dias pediu demissão ao presidente Lula (PT) após uma reunião com outros ministros. Em nota, a secretaria de Comunicação da Presidência disse que não haverá impunidade ao qualquer envolvido nos atos.