META

Ao lado do ministro da Educação, Caiado diz que meta é “acabar com analfabetismo funcional e digital”

Caiado destaca sonho para a educação e projeta melhorias nos próximos 15 anos

Em um evento marcado por gestos republicanos entre o governo de Goiás e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) disse nesta terça-feira (05/09) que é importante a união entre os poderes para “acabar com o analfabetismo funcional e digital” no Brasil. A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

“Precisamos acabar com o analfabetismo funcional e também com o analfabetismo digital. É fundamental que eles tenham esse nível educacional. O que mais me estimula é quando vejo um aluno nosso em Goiás ser primeiro lugar em matemática, português… Goiás trouxe o primeiro lugar numa disputa que teve de centros de economia na Grécia”, destacou o governador em palavras direcionadas a Camilo Santana.

Pouco antes, na coletiva de imprensa, Caiado havia destacado que diferenças eleitorais pouco importam no atual momento. O importante era a união no sentido de melhorias para a educação. “Esse assunto não faz parte do debate neste momento onde já atravessamos um processo eleitoral”, salientou. 

“É importante agora que cada um de nós nos unirmos com o objetivo de resgatar a cidadania, dignidade e oportunidade de vida a tantas crianças que eram totalmente excluídas de terem qualquer chance de poder vencer na vida. Isso é relevante. Eu tenho uma honra enorme de ter sido colega do ex-governador e atual ministro Camilo”, pontuou o ministro. 

Com os programas anunciados, Caiado projeta melhorias a longo prazo. “A transformação será vista daqui 10, 15 anos, mas a população de Goiás já será outra desde agora diante desse novo modelo com apoio no Ensino Médio, na alfabetização no tempo certo e também colégios em tempo integral”, salientou. 

Ao lado do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), Camilo Santana pontuou detalhes do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Escola em Tempo Integral são programas do Ministério da Educação (MEC).

Todos os programas vão receber recursos do Novo PAC e vão beneficiar 77 municípios goianos em 120 obras diferentes. “A novidade é que todas essas obras [do Pacto Nacional] estão sendo corrigidas pelos valores do Índice Nacional da Construção Civil, ou seja, obras que estão atrasadas há 4, 5 anos, não interessa o motivo, se é por conta da licitação ou problemas de recursos serão atualizadas a preços atuais”, explicou Camilo Santana em conversa com jornalistas.