ASSEMBLEIA

Após pressão, emendas parlamentares começam a ser pagas em agosto

As emendas parlamentares dos deputados estaduais começarão a ser pagas às Prefeituras das cidades goianas…

As emendas parlamentares dos deputados estaduais começarão a ser pagas às Prefeituras das cidades goianas em agosto. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (27) à noite durante reunião do governador Ronaldo Caiado (DEM) com o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira (PSB). Também participaram do encontro a secretária de Economia, Cristiane Schimidt, a secretária da Educação, Fátima Gavioli, e o secretário da Saúde, Ismael Alexandrino.

O governo tem até o dia 14 de agosto, data limite antes do início do calendário eleitoral, para fazer o repasse aos municípios. Mas existe a possibilidade que algumas emendas sejam pagas apenas após o período eleitoral. Em conversa com o Blog Poder em Jogo, Lissauer argumentou que os pagamentos vão depender da “disponibilidade financeira do governo” e, que pela lei, Caiado tem até o dia 31 de dezembro para fazer o repasse aos municípios.

Com a crise do coronavírus no Estado, muitos prefeitos que vão tentar a reeleição acreditam que os valores investidos nas cidades através das emendas serão importantes no processo da disputa eleitoral. Por isso, nas últimas semanas, Lissauer foi acionado pelos deputados estaduais para que fizesse o meio de campo com o governador Ronaldo Caiado para acelerar o pagamento às cidades.