Assembleia aprova em 1ª votação essencialidade de atividades físicas
Propositor, deputado Delegado Eduardo Prado diz que exercícios reduzem risco de doenças

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em primeira votação, nesta quarta (28), um projeto que reconhece a atividade física como essencial. O texto ainda depende da segunda votação, prevista para esta quinta (29), e da sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM), se fora aprovado, para se tornar lei.
Propositor da matéria, o deputado estadual Delegado Eduardo Prado (DC) lembra que tanto o Ministério da Saúde quanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de exercícios regularmente. “Respeitando as recomendações sanitárias, claro.”
Destaca-se, caso vire lei, estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, como academias, bem como a utilização de espaços públicos para a prática de exercícios, terão o funcionamento garantido, mesmo durante a pandemia.
Segundo Prado, estudos recentes demonstram que a prática regular de exercício reduz o risco de várias doenças: cardíacas, hipertensão, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e mais. “A saúde é um direito social consagrado na Constituição”, justifica o parlamentar.
A matéria teve parecer positivo na Comissão Mista no último dia 20. O relatório foi do deputado Wilde Cambão (PSD).