Assembleia convida secretário para debater plano diretor metropolitano
"Estudo é importante porque fixa diretrizes a respeito do transporte público (que é metropolitano), saneamento básico e mais", diz presidente da Comissão de Organização dos Municípios, Wagner Neto

A Comissão de Organização dos Municípios da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) vai convidar o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, para tratar sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, o chamado plano diretor metropolitano. Este, destaca-se, precisa ser aprovado na Alego. A convocação ocorre nesta terça (23).
O convite deve ser feito pelo deputado estadual Wagner Neto (Pros), presidente do colegiado. Destaca-se que o projeto do plano diretor metropolitano está em estudo desde a gestão passada e ainda não foi enviado à Assembleia.
Assim, Neto espera receber as últimas atualizações do secretário. “O estudo é importante porque fixa diretrizes a respeito do transporte público (que é metropolitano), saneamento básico, destinação e tratamento de resíduos sólidos, além de definir o uso e ocupação do solo urbano nas áreas e por atividades que possam impactar os municípios que integram o aglomerado urbano”, afirma.
O parlamentar avalia que cabe ao Estado assumir o papel de protagonista no desenvolvimento de todas as cidades que compõem a região metropolitana. Além disso, com algumas propostas do Plano Diretor de Goiânia, segundo Neto, as cidades vizinhas podem ser impactadas. Ele aponta, por exemplo, que o trajeto do Anel Viário já está defasado em face da ocupação por residências e empresas autorizadas pelos municípios limítrofes.