Assembleia Legislativa de Rondônia dá cidadania a primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu
Homenagem consta no diário oficial do parlamento em forma de decreto do último dia 11

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou título de cidadão honorário do estado ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. A homenagem consta no diário oficial do parlamento em forma de decreto do último dia 11.
O documento afirma que a honraria foi dada “pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia”. A proposta é do deputado Delegado Lucas (PP), que destaca o primeiro-ministro como “um líder, desempenhando papel fundamental no fortalecimento dos laços entre Israel e o Brasil. Sua visão e comprometimento foram fundamentais para o estabelecimento de parcerias significativas que transcendem fronteiras geográficas”.
Ainda conforme a justificativa: “Aguardamos ansiosos a visita do primeiro-ministro, ampliando as relações com Israel, buscando fortalecer as relações diplomáticas para que esta relação reverbere de forma positiva, fomentando um intercâmbio e colaboração mais robusta em várias áreas.”
Pelas redes sociais internautas questionaram quais os serviços relevantes prestados por Netanyahu ao estado. Há, também, aqueles que comemoraram.
Nesta tarde de terça (17), o deputado Delegado Lucas publicou uma nota de esclarecimento. Nela, o político afirma que o projeto “foi debatido na segunda quinzena de de setembro e, redigido no dia 3 de outubro, antes do início do conflito entre Israel e Hamas. Infelizmento, o protocolo do documento só ocorreu no dia 9 de outubro, quando os bombardeios já tinham iniciado”.
Ele aproveita para lamentar as vítimas da guerra entre Israel e Hamas e, “diante do fato e permanência dos bombardeios, o deputado está avaliando uma possibilidade jurídica de revogar a concessão do referido título”.