HOMENAGEM

Avança na Assembleia projeto que dá nome do ex-prefeito Iris a colégio de Goiânia

Projeto dá a denominação de "Iris Rezende Machado" ao atual Colégio Estadual Edmundo Rocha, localizado na Vila Mutirão, na capital

Passou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um projeto de lei que homemageia o ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás, Iris Rezende Machado (MDB). O projeto dá a denominação de “Iris Rezende Machado” ao atual Colégio Estadual Edmundo Rocha, localizado na Vila Mutirão, na capital. 

O texto é de autoria do deputado estadual Charles Bento (MDB). Na justificativa, o parlamentar afirma que um dos marcos da gestão Iris “foi a criação e o fomento da Vila Mutirão”.

Ele lembra, ainda, que o ex-prefeito fez uma obra no bairro Vila Mutirão que entrou para o livro dos recordes, ocasião em que construiu mil casas em um único dia, em 16 de outubro de 1983. “Foi o maior número de casas construídas por dia no mundo. O próprio Iris, recém-eleito governador de Goiás, idealizou o bairro e ajudou a capinar o mato que estava no terreno”, cita.

Para ele, “nada mais justo que o colégio existente na Vila Mutirão carregue o nome do ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende Machado, tendo em vista a sua importância no setor e o carinho e admiração que possui pelos moradores”, conclui o parlamentar. 

A matéria depende de duas votações em plenário. Caso seja aprovada, ela segue para a sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Iris Rezende

Iris foi um dos mais importantes políticos da história de Goiás. Ele exerceu diversos cargos públicos em mais de 60 anos de carreira política, como vereador, deputado estadual, senador, ministro da Agricultura e da Justiça, prefeito de Goiânia por quatro vezes, além de governador de Goiás duas vezes (de 1983 a 1987, quando Tocantins ainda pertencia ao território de Goiás, e de 1991 a 1995).

Em 1969, o emedebista histórico teve seus direitos políticos cassados pela ditadura militar por dez anos. Ele retornou à vida pública em 1979. Iris Rezende morreu em 2021, aos 87 anos.