CEI da LimpaGyn define presidência, vice e relatoria; veja composição
Definição da mesa abre caminho para início das investigações sobre a LimpaGyn

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da LimpaGyn, criada para investigar o contrato da Prefeitura de Goiânia com o consórcio de limpeza urbana, definiu nesta sexta-feira (5) sua mesa diretora. O vereador Welton Lemos (Solidariedade) foi eleito presidente, Aava Santiago (PSDB) ocupará a vice-presidência e William Veloso (PL) assumirá a relatoria. Ronilson Reis (Solidariedade) também se lançou para a relatoria, mas com apenas dois votos acabou derrotado.
A votação ocorreu de forma pacífica e não durou mais que 30 minutos. Welton e Aava foram escolhidos, recebendo sete votos, sem adversários. Veloso e Reis disputaram a relatoria. Veloso recebeu seu próprio voto e os de Aava, Lemos, Pedro Azulão Jr (MDB) e Sanches da Federal (PP), que na ausência do titular, Thiallu Guiotti (Avante), participou da votação. Juarez Lopes foi o único a votar em Ronilson, além do próprio.
A CEI terá 120 dias prorrogáveis por igual período para investigar a execução do contrato de limpeza urbana em Goiânia. A expectativa é que as primeiras reuniões definam o calendário de oitivas, convocações e pedidos de documentos.
Como foram os votos
De origem tucana e progressista, Aava Santiago justificou seu voto em William Veloso para relator, apesar de divergências históricas. “Vou votar no vereador William Veloso que é de um partido antagônico aos meus valores. A política tem uma complexibilidade muito grande. Embora o vereador tenha sido antagônico a boa parte das minhas defesas, o vereador ao longo dos últimos cinco anos tem sido um aguerrido defensor da constitucionalidade e a juridicidade na CCJ”, salientou.
“Peço ao senhor um apelo: não permita que a CEI seja constrangida como a Câmara foi com a CEI da Comurg, que apresentou um relatório pífio de 14 páginas e não contemplava absolutamente nada”, destacou.
William Veloso agradeceu a confiança e garantiu postura de independência. “O posicionamento do nosso partido desde o primeiro dia é ter independência. Tudo que for bom para Goiânia, vamos votar a favor. Tudo que divergir do estatuto do partido e for ruim para a população, vamos votar contra. Aqui também manterei uma postura de isonomia”, disse.
Welton Lemos, novo presidente da CEI, destacou a escolha do relator. “William Veloso fará um relatório técnico e de excelência”, afirmou. O suplente Sargento Sanches (PP), que votou no lugar de Thiallu Guiotti (Avante), também elogiou a composição.
“Apesar de não estar junto ao PL, estou muito próximo. Entrego a vocês pelo menos o meu voto nessa relatoria que faz muitos direcionamentos e é uma função importante. Tenho certeza que o senhor terá discernimento e sabedoria para exercer”, disse a Veloso.
Já Ronilson Reis, ao votar, elogiou a presença de Aava na vice-presidência. “Eu sei que como vice-presidente ela vai estar bem representando a Câmara e as nossas mulheres. Eu não vou dizer que ela é a cota de mulheres porque ela é a única mulher dessa CEI”, brincou.
Pedro Azulão Jr. (MDB) reforçou a escolha da mesa e pediu transparência. “Sempre ouvi de tudo sobre a LimpaGyn, até que foi feita como fachada. Não tenho dúvidas de que faremos um ótimo trabalho e quero fazer um convite especial para a transparência: a imprensa ouviu muitas coisas que não eram verdade e publicou. Eu vou votar no vereador William Veloso”, declarou.