‘Coisas boas virão dessa parceria’: embaixada dos EUA divulga mensagem de Trump sobre Lula
"Espero encontrá-lo novamente em breve", disse presidente dos Estados Unidos

A repercussão positiva da ligação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, continuou nesta quarta-feira (2). Na ocasião, a embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou mensagem do norte-americano sobre a conversa com o brasileiro e antecipou que “coisas boas virão dessa parceria”.
“Tivemos uma conversa muito produtiva com o presidente Lula, do Brasil. Entre os temas discutidos, estiveram o comércio, cooperação entre nossos países no combate ao crime organizado, as sanções impostas a diversas autoridades brasileiras, tarifas e vários outros temas. O presidente Lula e eu estabelecemos uma relação durante um encontro nas Nações Unidas, e acredito que isso abriu caminho para um diálogo e acordos muito bons no futuro. Espero encontrá-lo novamente em breve. Muitas coisas boas virão dessa nova parceria!”, comunicou a embaixada ao usar um discurso traduzido do presidente Donald Trump sobre o líder brasileiro no X.
"Tivemos uma conversa muito produtiva com o presidente Lula, do Brasil. Entre os temas discutidos, estiveram o comércio, cooperação entre nossos países no combate ao crime organizado, as sanções impostas a diversas autoridades brasileiras, tarifas e vários outros temas. O… pic.twitter.com/yk6DYzj6xg
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) December 3, 2025
Na tarde de terça-feira (2), após ter mais uma conversa por telefone com o presidente Lula, Donald Trump afirmou em coletiva de imprensa que gosta do brasileiro e que o considera “muito bom”. O norte-americano” também disse que foi uma “ótima conversa”.
“Tivemos uma ótima conversa. Falamos sobre comércio. Falamos sobre sanções, porque eu os sancionei por certas coisas que aconteceram. Mas foi uma conversa muito boa. Eu gosto dele, ele é muito bom. Tivemos boas reuniões no passado e hoje tivemos uma conversa muito positiva”, afirmou.
Sobre a ligação
Lula ligou para Donald Trump nesta terça-feira (2) e, segundo o Planalto, teve uma conversa de 40 minutos com o norte-americano. No telefonema, Lula pediu a revogação de outras tarifas aplicadas a produtos brasileiros, elogiou a retirada do adicional de 40% sobre itens como carne, café e frutas e reforçou a necessidade de ampliar acordos comerciais. O contato também tratou diretamente do combate ao cr1me organizado, tema que voltou ao centro da política nacional após operações recentes no Brasil e ações militares dos EUA no Caribe.
De acordo com o governo brasileiro, Lula destacou que apesar da decisão positiva que anulou parte das taxações, ainda há outros produtos tarifados que precisam ser discutidos entre os dois países. O presidente insistiu que o Brasil deseja avançar rapidamente nessas negociações econômicas, enquanto Trump teria demonstrado “total disposição” para continuar as conversas.