Como votaram os deputados de Goiás na urgência para projeto de anistia
Com 311 votos favoráveis, proposta avança e pode beneficiar manifestantes envolvidos em protestos político

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17/9), o regime de urgência para o projeto de lei que propõe anistia a participantes de manifestações políticas realizadas entre 30 de outubro de 2022 , data do segundo turno das eleições presidenciais, e a entrada em vigor da eventual nova legislação.
A proposta, de autoria do deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), foi apresentada em 2023 e ainda deve passar por alterações antes da votação do mérito. Com a aprovação da urgência, o projeto poderá ser analisado diretamente no plenário, sem precisar passar pelas comissões da Casa.
Foram 311 votos favoráveis, 163 contrários e sete abstenções. A data para a apreciação do mérito do projeto ainda não foi definida pela presidência da Câmara.
Durante a sessão, o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a medida não busca “apagar o passado, mas permitir que o futuro seja conciliado com bases de diálogo e respeito”.
A proposta tem gerado controvérsia entre os parlamentares, já que parte da oposição argumenta que o texto pode abrir caminho para anistiar envolvidos em atos antidemocráticos. A base do governo federal, por sua vez, se mostra dividida sobre o tema.
Como votaram os deputados federais por Goiás:
Deputado(a) Partido Voto
Adriano do Baldy PP Sim
Célio Silveira MDB Sim
Daniel Agrobom PL Sim
Delegada Adriana Accorsi PT Não
Dr. Ismael Alexandrino PSD Sim
Dr. Zacharias Calil União Brasil Sim
Flávia Morais PDT Ausente
Gustavo Gayer PL Sim
Jeferson Rodrigues Republicanos Sim
José Nelto União Brasil Ausente
Leda Borges PSDB Sim
Magda Mofatto PRD Sim
Marussa Boldrin MDB Sim
Professor Alcides PL Sim
Rubens Otoni PT Não
Samuel Santos Podemos Sim
Silvye Alves União Brasil Sim