PROJETO

Deputado estadual propõe Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil em Goiás

"Criação busca reduzir os impactos devastadores de desastres naturais e eventos como enchentes, deslizamentos, incêndios florestais e outras situações adversas”, diz José Machado

Os desastres naturais, infelizmente, são uma consta no País e, claro, em Goiás. O Estado, inclusive, é o 14º no ranking de estados que mais registraram desastres naturais nos últimos 10 anos, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Ciente da situação, o deputado estadual José Machado (PSDB) apresentou, na terça (22), um projeto para instituir o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil em solo goiano.

Segundo o parlamentar, a medida visa antecipar ações para prevenir ou minimizar os efeitos das chuvas e outros desastres naturais e eventos de calamidade que atingem as pessoas e o patrimônio público nos municípios de Goiás. Machado explica que é sensível ao tema e lembra que, no fim de 2021, acompanhou a calamidade no distrito de Lagolândia, quando alguns moradores tiveram suas casas destruídas pelas chuvas e perderam tudo.

Ele lembra que esteve no local e ofereceu ajuda às famílias, por meio de alimentos e solidariedade para as pessoas. Inclusive, assim que assumiu mandato, apresentou requerimento para construção da ponte sobre o Rio do Peixe. Esta liga o povoado à cidade de Vila Propício. Até o momento a demanda não teve sucesso.

Mas ainda sobre o projeto, este prevê medidas e atividades prioritárias anteriores à ocorrência do desastre. Estas tem por finalidade evitar ou reduzir a instalação de novos riscos de desastre. Da mesma forma, determina, entre outras coisas, a adoção de medidas e atividades imediatas para minimizar ou evitar as consequências do risco do desastre e outras emergenciais durante e após a calamidade para prestar socorro e a assistência à população atingida. Medidas de recuperação também estão na proposta.

Ainda de acordo com José Machado, serão envolvidos órgãos do governo estadual, mas também dos municípios. Ele reforça que “a criação do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil busca reduzir os impactos devastadores de desastres naturais e eventos como enchentes, deslizamentos, incêndios florestais e outras situações adversas”.