IMUNIZAÇÃO

Deputado pede prioridade na vacinação para pessoas com deficiência

Thiago Albernaz apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa na última semana

O grupo de risco que inclui as pessoas com deficiências físicas (PCDs) ainda não foi contemplado na vacinação contra Covid-19. Para que chegar a essas pessoas e incluí-los como prioritários no plano de vacinação, o deputado estadual Thiago Albernaz (SD) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa (Alego).

Segundo o parlamentar, as pessoas deste grupo estão com maior risco, uma vez que muitas delas possuem algum grau de comorbidade crônica adquirida, inclusive, em decorrência da própria deficiência. Desta forma, ele defende que “o Poder Público deve adotar medidas para a proteção e segurança das pessoas que fazem parte desse grupo”.

Já para Maria Clara Carvalho, presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), “possuir a vacina agora é assegurar maior liberdade e autonomia, diante das circunstâncias causadas pelo vírus”. Ainda segundo ela, as pessoas com deficiência já são extremamente vulneráveis.

“Qualquer tipo de vírus, gripe e resfriado pode deixar a pessoa em estado grave. Temos que ter esse requerimento funcionando, para evitarmos um surto de mortes”, apela.

Fases

Ao todo, o Plano Nacional de Vacinação possui cinco fases. Na primeira, receberam a imunização profissionais de saúde que atuam diretamente no tratamento da Covid-19, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores, e indígenas.

Ainda na primeira, mas após estes, guardas municipais, agentes funerários, equipes da Fundação de Ação Social (FAS) e estudantes de cursos de Saúde que fazem estágio na área. Já na segunda, entram os idosos que não vivem em asilos (começando pelos com mais de 80, depois de 79 a 75; 74 a 70; 69 65; e 64 a 60), além dos presos e agentes carcerários.

Na terceira é a vez das pessoas cujos problemas de saúde podem agravar o quadro da Covid-19 e os moradores de rua. Já na quarta, trabalhadores dos serviços essenciais serão imunizados, bem como professores. Na quinta e última, os demais.