ESTRUTURA

Deputado quer colocar militares no Conselho de Administração do Ipasgo

Atualmente o colegiado é formado por 18 membros entre titulares e suplentes

Projeto de lei do deputado estadual Coronel Adailton (Solidariedade), protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), quer alterar a estrutura do Conselho de Administração do Ipasgo Saúde e colocar dois militares no colegiado. O grupo foi instituído no fim de agosto e faz parte do processo de transição da natureza jurídica da instituição.

Atualmente o conselho é composto por seis representantes e suplentes indicados pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), além de quatro representantes dos servidores públicos. No total, são dezoito vagas entre titulares e suplentes.

Com o projeto de lei, Adailton quer mais duas vagas para representantes dos militares estaduais e seus respectivos suplentes. Para justificar, o deputado considerou que a composição do Conselho de Administração fez previsões de composição apenas por representantes dos servidores do Estado. 

“Embora os servidores e os militares também sirvam ao Estado, o regime legal e as características das suas carreiras são diferentes, o que produz demandas peculiares a cada categoria”, argumenta no projeto de lei. “Sendo assim, se faz necessária a inclusão dos militares do Estado de Goiás e seus respectivos suplentes no Conselho de Administração do Ipasgo Saúde, afim de alcançarem representatividade em seu órgão assistencial”, destaca.

Atualmente, os titulares do Conselho de Administração do Ipasgo são:

Francisco Sérvulo Freire Nogueira, secretário de Estado da Administração: presidente
Henrique Moraes Ziller, secretário de Estado-Chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás
Selene Peres Peres Nunes, secretária de Estado da Economia
Sérgio Alberto Cunha Vêncio, secretário de Estado da Saúde
José Orlando Ribeiro Cardoso, presidente do Ipasgo Saúde
Lucieny Alves dos Santos, secretária da Organização do Interior do Sintego
Luzinéia Vieira dos Santos, presidente do Sindsaúde
Nylo Sérgio José Nogueira Júnior, presidente do SindiPúblico
Rodrigo Silva Esteves, diretor-presidente da Astego

Há outros nove suplentes. Letícia Luiza Melo Carneiro Pereira, Adriano Abreu de Castro, Alexandre Demartini Rodrigues, Wederson Xavier de Oliveira, Luciano de Moura Carvalho, Renato Ricardo Rodrigues, Fabrício Duarte de Sousa, Paulo Sérgio de Souza e Hugo Maria D’Assunção. 

Todos, titulares e suplentes, têm papel central na formulação e aprovação das estratégias da instituição, no monitoramento do desempenho, gerenciamento e mitigação de riscos, definição de práticas de governança, além da tomada de decisões sobre questões cruciais e de alto impacto na administração do Ipasgo Saúde, a exemplo de investimentos e mudanças estratégicas.