GRUPO PRIORITÁRIO

Deputado quer profissionais da limpeza urbana na prioridade da vacinação

Jeferson Rodrigues protocolou pedido no Ministério da Saúde

O deputado estadual Jeferson Rodrigues (Republicanos) protocolou, na terça (20), um pedido ao Ministério da Saúde para incluir catadores de materiais recicláveis, garis, bem como outros servidores que trabalham na limpeza urbana, no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. Segundo ele, esses trabalhadores são essenciais e realizam atividades de risco.

“A solicitação se justifica em razão de os profissionais da limpeza urbana executarem atividades de alto risco de contágio, não somente pelo risco de contaminação com os resíduos recolhidos, como também por se encontrarem sempre em contato com a população”, disse.

Segundo ele, os trabalhadores também se deslocam em grandes distâncias, o que pode aumentar transmissão. “Além do mais, trabalham sempre muito próximos uns dos outros nos caminhões de coleta, sendo quase que impossível o distanciamento social.”

Fases

Ao todo, o Plano Nacional de Vacinação possui cinco fases. Na primeira, receberam a imunização profissionais de saúde que atuam diretamente no tratamento da Covid-19, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores, e indígenas.

Ainda na primeira, mas após estes, guardas municipais, agentes funerários, equipes da Fundação de Ação Social (FAS) e estudantes de cursos de Saúde que fazem estágio na área. Já na segunda, entram os idosos que não vivem em asilos (começando pelos com mais de 80, depois de 79 a 75; 74 a 70; 69 65; e 64 a 60), além dos presos e agentes carcerários.

Na terceira é a vez das pessoas cujos problemas de saúde podem agravar o quadro da Covid-19 e os moradores de rua. Já na quarta, trabalhadores dos serviços essenciais serão imunizados, bem como professores. Na quinta e última, os demais.

Vale lembrar, na Assembleia, o deputado Vinícius Cirqueira (Pros), pediu por requerimento, no começo do mês, que os profissionais da educação fossem incluídos como prioridade na vacinação contra a Covid-19. RELEMBRE.