DISPUTA IDEOLÓGICA

Direita e esquerda vão às ruas no 7 de Setembro em Goiânia

Praça do Sol recebe mobilização da direita; Praça do Trabalhador sedia a 31ª edição do Grito dos Excluídos

O feriado da Independência será marcado, neste domingo (7), por manifestações simultâneas em Goiânia. Enquanto apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se concentram na Praça do Sol, no Setor Oeste, movimentos sociais e entidades religiosas, com apoio de partidos de esquerda como o PT, realizam a 31ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas, na Praça do Trabalhador, no centro da capital. Os dois eventos acontecem no mesmo horário e a cerca de 5 km de distância.

A mobilização bolsonarista iniciou às 9h, na Praça do Sol. O ato faz parte da convocação nacional do movimento Reaja Brasil, liderado pelo pastor Silas Malafaia e apoiado pelo PL. A estratégia é ocupar locais de grande visibilidade em todas as capitais do país, como forma de manter viva a presença do bolsonarismo nas ruas.

Já o Grito dos Excluídos e das Excluídas começou a concentração às 8h30 na Estação Ferroviária, com passeata a partir das 9h pelo entorno da Feira Hippie. O encerramento está previsto para o meio-dia. Este ano, o lema é “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é Luta de Todo Dia”, que conecta a preservação ambiental à defesa do Estado de Direito e da soberania popular.

Ao longo do percurso, equipes volantes vão dialogar com feirantes e frequentadores para estimular a participação no Plebiscito Popular 2025, que busca fortalecer a democracia por meio da mobilização direta da população. O Grito é organizado pelas Comunidades Eclesiais de Base e conta com apoio da Arquidiocese de Goiânia, do Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, de partidos progressistas, sindicatos, centrais sindicais e movimentos populares.