Federação entre PSB, PDT e SDD fortalece Flávia Morais e reduz influência de Denes Pereira
Entre os partidos que formam federação, Flávia Morais é a única no exercício de mandato

A aprovação da federação partidária entre PSB, PDT e Solidariedade, confirmada pelas direções nacionais das legendas no final de semana, impacta na correlação de forças políticas em Goiás. O efeito mais visível é o enfraquecimento de Denes Pereira, que comanda o diretório estadual do Solidariedade.
Na avaliação dos dirigentes dos partidos, a federação ficará, na prática, sob a batuta da deputada federal pedetista Flávia Morais, a única dirigente entre os três partidos detentora de mandato. “Qualquer decisão relacionada à rotina política dos partidos terá de passar pela deputada Flávia, porque ela terá mais força sobre os demais”, afirma um integrante da federação.
Denes soma poderes no Solidariedade e na Prefeitura de Goiânia. No Executivo da capital, ele acumula o comando das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e de Administração (Semad), ganhou espaço no gabinete Rogério Cruz (Republicanos) e hoje forma uma espécie de triunvirato ao lado dos secretários José Alves Firmino (Chefia de Gabinete) e Jovair Arantes (Governo).
Na capital, Denes está em rota de colisão com o alto clero da Câmara de Goiânia: é visto como incentivador e fomentador do atrito entre o presidente do Legislativo, vereador Romário Policarpo (Patriota), e Cruz. Além disso, Denes avançou sobre as bancadas dos partidos na Casa e tem atuado informalmente na articulação política entre os dois Poderes para fazer avançar pautas de interesse dele. “Denes não está mais sozinho nessas questões. Terá agora de combinar com a Flávia”, afirma o integrante da federação PSB-PDT-SDD.
Vereador de Goiás dá em cima da cantora Maiara
Um político de Goiás, do União Brasil, está causando nas redes sociais. Trata-se do vereador Rafael Victor, de Campo Limpo de Goiás, a 73 km de Goiânia. Ele resolveu azarar a artista, bombardeando o perfil dela com cantadas explícitas. “Lindimais”, galanteou ele, ilustrando com um emoji com os olhos de coração. Mas não ficou por aí. Ele voltou à carga e postou outra ousada mensagem, dizendo que só aguarda uma oportunidade com a cantora e mandou um recado para Fernando Zor, namorado da sertaneja que reatou recentemente o namoro com ela. O ti-ti-ti chegou até o jornalista Léo Dias, que assina coluna de fofocas do meio artístico no site Metrópoles.
Cachimbo da paz
O senador Vanderlan Cardoso entrou em campo e promoveu uma pajelança para selar a paz entre o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, e o presidente da Câmara, Carpegiane Silveira. Pelo menos por enquanto os dois concordaram em baixar as armas e obedecer uma trégua. O encontro ocorreu nesta segunda-feira na sede da Cicopal, industria de Vanderlan.
Apoio à CPI
Por falar em Vanderlan, o senador do PSD assinou o pedido de CPI para investigar os atos golpistas de 8 de janeiro. O gesto contraria o discurso anterior do parlamentar para não apoiar outras CPIs, que não tiveram a assinatura dele.
Agro é bom I
Primeiro teste realmente efetivo do governador Ronaldo Caiado com o setor depois da criação da polêmica taxa do agro será na abertura da Tecnoshow, que ocorre no final do mês, e tradicionalmente é marcada por protestos de produtores e discursos duros e de cobrança de lideranças ligadas ao campo. A conferir.
Aperitivo
Nesta segunda-feira, o governador Ronaldo Caiado esteve no lançamento da exposição agropecuária na SGPA e não houve problemas. Um dos principais eventos populares de Goiás, a chamada Pecuária volta a acontecer este ano em maio, depois de dois anos suspensa por causa da pandemia. Na programação, muitos shows e outras atrações, como nos bons tempos.
Agro é bom II
O VBP (Valor Bruto da Produção Agropecuária) de 2023 deve alcançar em R$ 1,249 trilhão, valor 5 % maior do que o obtido no ano passado, segundo a revista Forbes. A marca é a maior há 34 anos. A revisão que ocorre mensalmente foi apresentada nesta segunda-feira (13), pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).
O VBP é calculado com base nas informações de safras de fevereiro, é organizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor das lavouras está previsto em R$ 887,7 bilhões (crescimento de 8,9%) e a pecuária, 361,9 bilhões (retração de 3,4%), ainda de acordo com reportagem da revista.
Carne na mesa
A baixa nos preços da carne bovina chamou a atenção da TV Globo e o Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas no Estado de Goiás (Sindiaçougue-GO) apareceu com destaque em reportagem da edição da última sexta-feira (10) do Jornal Nacional, O presidente da entidade, Sílvio Carlos Yassunaga Brito, explica na reportagem que a boa oferta do produto e a estabilidade na demanda são os motivos da redução dos valores cobrados do consumidor.
Reforma tributária
Tem reunião do Instituto Pensar Agro, nesta terça-feira, em Brasília. Esse grupo reúne as associações do setor e algumas de suas principais lideranças. O foco agora é todo na reforma tributária que todos consideram bem perigosa ao campo. Representantes goianos, que acompanham a questão com lupa, vão participar.
Contas aprovadas
A Câmara de Trindade aprovou por unanimidade as contas de 2019 da gestão do ex-prefeito Jânio Darrot, em sessão na última segunda-feira. O documento já havia sido aprovado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-Go).
Sinal amarelo
As vaias dirigidas ao prefeito Rogério Cruz, em evento de doação de lotes no Center Ville, nesta segunda-feira, devem servir de alerta para o núcleo duro da prefeitura. O momento é delicado e deve ser tratado com cuidado pela articulação do prefeito.