Goiás agora tem Dia Estadual da Música Raiz e da Viola Caipira
Texto, aprovado em março na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), prevê o 13 de julho (também Dia Nacional do Rock) para celebrar a data

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) sancionou lei que institui o Dia Estadual da Música Raiz e da Viola Caipira em Goiás. O texto, aprovado em março na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), prevê o 13 de julho (também Dia Nacional do Rock) para celebrar a data no Estado.
Vale citar, a matéria é do presidente da Casa, o deputado estadual Bruno Peixoto (União Brasil). Conforme o texto, a viola caipira é um símbolo da música sertaneja ou de raiz, mas é pouco conhecida, mesmo sendo a base do sertanejo atual.
“Temos de manter viva as nossas referências, algo importante para a valorização da música caipira, que é o melhor retrato da identidade do povo brasileiro, é um gênero que se mantém nos rincões do país por representar a nossa cultura popular autêntica”, diz na justificativa.
Ainda segundo ele, “em Goiás, a música caipira reflete a identidade dessa grande região (…). Há a música caipira tradicional ouvida em manifestações da cultura popular, como Folia de Reis, Folia do Divino e dança da catira; a cantada pelas duplas ligadas a esse sentimento; caipira raiz e a chamada contemporânea”.
Assim, ele argumentou que a criação desta data promoveria ações voltadas para o incentivo e para manter viva a cultura popular musical. “Músicas entoadas em suas cordas atravessam décadas e gerações e até hoje são presentes no dia a dia da cultura goiana”, observa.