CASO MASTER

Ibaneis confirma encontro com Vorcaro; oposição pede impeachment

Governador Ibaneis afirma que encontrou com Vorcaro quatro vezes, mas nenhuma foi para discutir venda do Master para o BRB

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou informação divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo de que ele teve encontros com o dono do banco Master, Daniel Vorcaro, que pode estar por trás do maior escândalo da história do mercado financeiro no Brasil. Imediatamente depois, a oposição pediu impeachment do governador.

Ibaneis afirmou que teve jantares e reuniões com Vorcaro, mas nega que tenha tratado da venda do Master ao Banco Regional de Brasília (BRB). “Em momento algum nas quatro vezes que o encontrei tratei de assuntos relacionados ao BRB/Master. Entrei mudo e saí calado. O único erro meu foi ter confiado demais no Paulo Henrique [Costa]”.

Deputado Wellington Luiz, presidente da Câmara do DF, decidirá se pedido de impeachment avançará (Foto: Instagram)

O governador disse que a negociação envolvendo BRB e Master era conduzida exclusivamente por Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB demitido do cargo após o Ministério Público e a Polícia Federal deflagrarem uma operação que investiga possíveis fraudes nas duas instituições financeiras. O BRB injetou R$ 16,7 bilhões no Master entre 2024 e 2025, e o Ministério Público enxerga indícios de fraude nessas transferências.

O BRB tentou comprar parte do Master em 2025, em uma investida feita com o apoio do governo do DF – acionista majoritário do banco. Entretanto, a operação foi barrada pelo Banco Central. A Polícia Federal investiga se, nesse meio tempo, o BRB comprou carteiras de crédito problemáticas do Master e se essas aquisições foram auditadas.

Impeachment

Os pedidos de impeachment contra o governador serão protocolados ainda nesta sexta-feira (23) pelo Psol, Cidadania e PSB na Câmara Legislativa do DF. Caberá ao presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), decidir se os requerimentos avançarão ou ficarão na gaveta.

Ao portal Metrópoles, Ibaneis afirmou que os deputados da oposição “estão na missão política deles”. “O [Rodrigo] Rollemberg foi o pior governador do DF e teve seus diretores presos”, acrescentou.