FLEXIBILIZAÇÃO

Ipameri prorroga por 11 dias decreto que permite atividades não essenciais

Texto proíbe eventos, aulas presenciais e coleta de resíduos no aterro sanitário

A Prefeitura de Ipameri, cerca de 200 km de Goiânia, prorrogou o decreto que mantém flexibilização do funcionamento de atividades comerciais na cidade por mais 11 dias. O texto foi publicado na última sexta (16) e vale até às 18h, de 27 de abril de 2021.

Com o novo decreto de combate à Covid-19, permanecem o funcionamento do comércio e serviços essenciais de segunda-feira a domingo, entre 6h e 20h, mas não nos feriados. Já para supermercados e congêneres, permanece proibido o consumo alimentos e bebidas no local, bem como o acesso simultâneo de mais de uma pessoa da mesma família – casos de acompanhamento especial são autorizados.

Funcionam em horário normal: farmácias e estabelecimentos voltados ao diagnóstico da Covid-19; distribuidores e revendedores de gás e postos de combustíveis; serviços de urgência e emergência em saúde e estabelecimentos de atendimento de saúde, permitido o funcionamento com horário marcado; cemitérios e serviços funerários; estabelecimentos industriais, vedado qualquer atendimento ao público; construção civil, com atividades concomitantes de no máximo 06 trabalhadores; clínicas veterinárias, exclusivamente voltadas aos serviços de urgência e emergência; borracharias, mediante agendamento, exclusivamente em situação de urgência/emergência; estabelecimentos comerciais que atuem na venda de produtos agropecuários; agências bancárias; óticas; e casas Lotérica.

Agendamento, feiras e templos

O texto prevê, ainda, o agendamento para o setor de prestação de serviços, como escritórios, salão de beleza, barbearias e outros, além do revezamento de turnos. Em casos possíveis, é recomendado o serviço remoto.

As atividades das feiras livres podem ocorrer nas quartas (Feira da Agricultura Familiar) e no domingo (Feira Izidório Rodrigues de Rezende), das 6h às 13h. Já as atividades da Feira gastronômica pode ocorrer na quinta-feira, até às 22h, inclusive, com área de recreação no local.

Templos religiosos podem funcionar, bem como entidades filosóficas (Lojas Maçônicas) e associativas, com lotação máxima de 50% da capacidade de acomodação, até às 22h. Bares e congêneres seguem esta mesma regra, assim como clubes de serviços e clubes de lazer. Em todos os casos, é obrigatório seguir os protocolos de segurança sanitária.

Proibições

Ainda estão suspensos os eventos sociais, como shows, reuniões, festivais e assemelhados, públicos ou privados em recinto aberto ou fechado. Também estão proibidas as atividades de coleta de resíduos sólidos realizada pelos catadores, no Aterro Sanitário Municipal, para evitar possíveis contaminações, expõe o texto.

Aulas presenciais e híbridas também são vedadas em todas as esferas. Confira o texto assinado pelo prefeito Jânio Pacheco (Podemos) na íntegra, AQUI.

Boletim

Boletim epidemiológico de Ipameri, na última sexta (16), informa que uma mulher de 60 morreu em decorrência da Covid-19, na data. Ao todo, 60 pessoas morreram na cidade por causa do vírus.

“A prefeitura externa seus sentimentos à todas as famílias enlutadas e conclama que a população siga todas as medidas de proteção ao coronavírus”, escreveu a prefeitura, em nota e reforçou: “Os protocolos continuam sendo essenciais para controle da pandemia, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.”

Desde o início da pandemia, foram 1.718 casos confirmados e 1.538 recuperados na cidade, até a última sexta. Atualmente, 9 contaminados estão hospitalizados.