BASTIDORES DO PODER

Iris, Daniel, Meirelles e Wilder são os mais cotados para o Senado ao lado de Caiado

Há cerca de um ano do momento de definição das chapas para eleição de 2022,…

Há cerca de um ano do momento de definição das chapas para eleição de 2022, a grande incógnita segue sendo quem irá ocupar a vaga ao Senado na chapa do governador Ronaldo Caiado (DEM). Com a aproximação já quase oficial do MDB, os nomes de Iris Rezende e Daniel Vilela estão fortes. Mas seguem na disputa o ex-senador Wilder Morais, ex-secretário de Caiado e ainda muito próximo ao governador, e o ex-presidente do Banco Central e atual secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, filiado ao PSD. Os nomes do senador Luiz do Carmo (MDB) e do secretário de Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy (PP), são considerados, pelo menos por enquanto, cartas fora do baralho. Luiz não é o preferido dentro do seu partido para se manter na vaga e Baldy, após ter tido desgastes com Caiado no início deste ano, deixou de ser citado como possível nome para compor a chapa do DEM em Goiás.

Mais um

Aliados recentes de Caiado, o Republicanos também tem nome para disputar a vaga. O deputado federal e presidente do partido em Goiás, João Campos, é o escolhido para tentar cacifar sua candidatura ao Senado pela legenda.

Chapa à vista

O delegado Waldir Soares, que anunciou há muito tempo o desejo de se candidatar, está em conversa adiantada para compor chapa com o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, que deve deixar o MDB para concorrer ao Palácio das Esmeraldas.

Projeção

O PP também tem mantido diálogo com Mendanha. De acordo com bastidores da aproximação entre pepistas e o prefeito de Aparecida, a chapa encabeçada por ele pode ser um plano B para o partido.

Cheguei primeiro

Apesar de terem se mantido calados sobre a aproximação de Daniel Vilela com Caiado, partidos aliados do governador como o Podemos e o Republicanos tem demonstrado desagrado em conversas com aliados.

Estrangeiros

A Prefeitura de Goiânia criou um grupo de trabalho para discutir a criação da famigerada Taxa do Lixo. Entre os integrantes, estão os secretários “estrangeiros”: Geraldo Lourenço (Finanças), Arthur Bernardes (Governo) e Alex Gama (Comurg). O chefe de gabinete do prefeito, José Alves Firmino, também integra o grupo.