REGRAS PARA O COMÉRCIO

Iris vai propor a Caiado mudança na quarentena intermitente, em Goiânia

O prefeito Iris Rezende (MDB) pretende se reunir com o governador Ronaldo Caiado (DEM) para…

O prefeito Iris Rezende (MDB) pretende se reunir com o governador Ronaldo Caiado (DEM) para propor uma redução dos dias de fechamento do comércio na quarentena intermitente. Atualmente, conforme decreto do Estado e da prefeitura, são 14 dias com o comércio fechado – iniciados no dia 1º de julho – e 14 abertos na capital para tentar evitar o aumento da curva de contaminação do novo coronavírus (Covid-19). O gestor deu a declaração em entrevista na TV Anhanguera.

Segundo informações, Iris não vai tomar nenhuma atitude antes de falar com Caiado. Ele pretende fazer uma proposta ao governador, mas não deve contrariar o gestor estadual.

Líder do governo na Câmara, o vereador Welington Peixoto (DEM) afirma que existe uma discussão entre secretários e profissionais da Saúde de que a quarentena intermitente não irá funcionar. Segundo ele, parte do entendimento é pela abertura e, se a curva aumentar, um novo isolamento.

Peixoto afirma, ainda, que o desejo do prefeito Iris é abrir o comércio, mas que depende de relatório da área da Saúde. “A questão maior, então, seria reforçar leitos de UTI, abrir mais vagas. Acredito que seja a hora de acabar o isolamento e manter o distanciamento”, avalia o vereador.

Decreto

No último dia 30, o prefeito Iris Rezende aderiu ao decreto do governador Ronaldo Caiado e assinou um decreto pelo município de quarentena intermitente em Goiânia. No texto, o gestor determinou o fechamento das atividades não essenciais de forma intercalada (14 dias por 14 dias).

Ficou definido que as primeiras duas semanas seriam de suspensão. O documento assinado também reafirma a obrigatoriedade do uso de máscaras quando houver necessidade de sair de casa. Em caso de desobediência, os órgãos aos quais compete a fiscalização – como a Guarda Civil Metropolitana – estão autorizados a aplicar multa.