Lei obriga farmácias de Aparecida a fazer alerta contra automedicação
“A automedicação pode causar danos à sua saúde", a frase deve ser afixada em placas visíveis nos estabelecimentos da cidade

Os vereadores de Aparecida de Goiânia aprovaram, em sessão realizada na terça-feira (14), projeto de lei que obriga fixação de placas de advertências sobre automedicação em farmácias no município. A matéria vai para a sanção do prefeito Vilmar Mariano (Patriota).
A matéria indica que as drogarias e farmácias da cidade serão obrigadas a fixarem em local visível, próximo ao local de venda de medicamentos, a placa informativa com a seguinte frase: “A automedicação pode causar danos à sua saúde. Não compre medicamentos sem a prescrição médica ou sem orientação do farmacêutico”.
Segundo o projeto, de autoria do vereador Marcos Miranda (Republicanos), o estabelecimento que não cumprir a orientação estará sujeito a sanções, que vão de advertência até multa no valor de um salário mínimo.
O vereador argumenta que entre os vários riscos de automedicação a intoxicação é o mais perigoso e que segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas cerca de 30 mil casos são registrados no país por ano.