COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Mabel apresenta avanços na mobilidade como vitrine da gestão 

Em evento da FNP, prefeito mostra avanços na automatização do trânsito e do transporte coletivo em Goiânia, consolidando, cada vez mais, o tema como uma das marcas da administração

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, recebeu prefeitos e representantes de municípios de todo o país, na manhã desta segunda-feira (28/7), que vieram prestigiar o lançamento de um projeto que visa automatizar a coleta de dados do transporte público, substituindo respostas manuais por procedimentos tecnológicos. O evento faz parte da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), onde Mabel é presidente da Comissão de Mobilidade Urbana.

O reunião dá vitrine a uma das principais focos da gestão Mabel até o momento. Mostra as diversas ações da Prefeitura nesse sentido, como a metronização, que já aumentou a velocidade média dos ônibus em até 30% em dois trechos dos BRTs, entre os terminais do Novo Mundo e Praça da Bíblia e do Terminal Izidória à Praça Cívica , por meio de sistema automatizado. A administração também investe em tecnologia para a sincronização dos semáforos, monitoramento da frota e bilhetagem eletrônica.

“Goiânia é vista como uma das capitais com maior avanço no transporte coletivo, e a gestão atual está intensificando isso. A sincronização e liberação de 36 corredores, como na Av. Castelo Branco e na Av. 24 de Outubro, têm resolvido problemas de trânsito. A metronização dos ônibus é um destaque. A RMTC vai coordenar o sistema semafórico, com 900 semáforos organizados”, destaca Mabel.

Pouco antes do evento, Mabel esteve na Av. 24 de Outubro, onde entregou o novo corredor que prioriza a fluidez do trânsito. O prefeito ainda lembra que pretende aplicar a tecnologia e a automatização em várias áreas da capital. “Até meados do próximo ano, a cidade estará automatizada e sincronizada, com modificações na segurança, câmeras e sensores de chuva, e semáforos com backup para quedas de energia”, revela.