FRITURA

Mandetta é excluído de reunião com médicos na Presidência

Ministro soube da convocação por meio de amigos que perguntaram se ele compareceria ao encontro

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ficou surpreso ao saber que não foi chamado para uma reunião presencial convocada pelo presidente Jair Bolsonaro com médicos nesta quarta-feira, para pautar o combate ao novo coronavírus. A informação é da colunista Andreia Sadi, do portal G1.

Mandetta soube da reunião após contato de médicos amigos que queriam saber se ele estava ciente e se compareceria. O ministro respondeu que não iria porque não estava sabendo do encontro.

Boatos a respeito de uma eminente demissão do ministro da Saúde circulam em Brasília há pelo menos duas semanas. Neste meio tempo, a fritura de Mandetta aumentou em função da publicação de uma pesquisa DataFolha que mostrou que a aprovação dos brasileiros ao comportamento do ministro durante a pandemia de coronavírus era de 55%, enquanto a aprovação à postura de Bolsonaro era de 35%. 

Na medida em que os boatos aumentavam, ministros fortes do governo montaram um bloco para blindar o colega, que está na linha de frente do combate ao coronavírus. Paulo Guedes (Economia) e Sérgio Moro (Justiça), os mais populares da equipe, manifestaram apoio à tese de Mandetta – combatida por Bolsonaro – de que o isolamento social é a medida mais adequada a se tomar neste momento.