Ministro diz que Lula está melhor da pneumonia, mas deve despachar do Alvorada até quarta
"O presidente continua muito bem na sua saúde. Evolução muito positiva", diz Alexandre Padilha

Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está melhor do quadro de pneumonia que foi diagnosticado na última quinta-feira (23). Segundo ele, contudo, o chefe do Executivo deve continuar a despachar do Palácio da Alvorada até quarta-feira (29).
“O presidente continua muito bem na sua saúde. Evolução muito positiva. Inclusive, nesse momento a medicação, desde o último sábado, é a medicação via oral, recuperação ótima”, disse e emendou: “Pelo menos até quarta-feira deve manter todas as suas agendas aqui no próprio Palácio do Alvorado por recomendação médica.”
Com o diagnóstico de um quadro de pneumonia leve, Lula adiou a viagem a China. A confirmação veio após exames no Hospital Sírio Libanês.
“Vocês nunca viram eu sair de uma manifestação qualquer sem falar. Hoje [quinta], eu queria pedir para vocês desculpas. Eu estou com a garganta muito ruim e eu não quero ousar falar porque eu tenho que embarcar para a China sábado de manhã e preciso estar com a garganta boa para conversar com Xi Jinping (presidente da China)”, disse Lula ainda antes do diagnóstico.
De volta ao ministro das Relações Institucionais, ele afirmou que ainda não há data para o petista ir a China. Declarou, contudo, que as autoridades chinesas estão em contato com o País e houve “total compreensão” do adiamento.
Em relação ao Palácio da Alvorada, trata-se da residência oficial do presidente.