ADESÃO

Vereador recém-empossado se junta a bloco que apoia Rogério Cruz na Câmara

Parlamentar assumiu na última quarta-feira

Markim Goyá (Patriota), que assumiu como vereador em Goiânia na última quarta-feira (18), aderiu ao Bloco Vanguarda, na Câmara Municipal. O documento de adesão foi enviado ao presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota).

No momento, o bloco é formado por seis vereadores. Além de Markim, são eles: Lucas Kitão (PSD), Welton Lemos (Podemos), Gabriela Rodart (PTB), Paulo Magalhães (União Brasil), e Igor Franco, líder do grupo.

Ao Mais Goiás, Igor celebrou a chegada do novo vereador. Segundo ele, a vinda representa o “fortalecimento do bloco. Markim é luta”, comemorou. O bloco, explica Franco, faz parte da base do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

Em relação ao novo parlamentar, ele substitui Paulo Henrique da Farmácia (Agir) após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que afastou o titular por fraude na cota de gênero, na eleição de 2020.

Markim Goyá recebeu 3.021 votos no último pleito e era suplente. Ele tem 60 anos e usa o nome em homenagem ao Bairro Goyá, onde vive e tem sua base eleitoral. “Minha atuação, será voltada aos interesses não só do bairro, mas de toda Goiânia”, disse na ocasião da posse.

Entenda o afastamento de Paulo Henrique da Farmácia

Em 11 de setembro, Nunes Marques decretou nulidade dos votos da chapa do PTC para vereador nas eleições de 2020. Hoje no Agir, Paulo foi eleito pelo PTC naquele ano.

A ação foi ajuizada pelo PT por descumprimento da cota de gênero. Segundo o Partido dos Trabalhadores, “o Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP) apresentou 38 candidatos, sendo 26 homens e 12 mulheres”, mas houve o indeferimento de duas candidaturas femininas.