Eleições 2020

O dilema de Vanderlan

O comando do marketing da campanha de Vanderlan Cardoso tem um baita abacaxi em mãos.…

O comando do marketing da campanha de Vanderlan Cardoso tem um baita abacaxi em mãos.

O senador confirmou sua vaga no segundo turno da disputa goianiense, mas em situação de desvantagem perante Maguito Vilela. As urnas mostraram que quase 70 mil votos, o que representa 11 pontos percentuais, os distanciam. É preciso agir para tentar a virada. Mas definir a estratégia é algo delicado por conta do agravamento do estado de saúde do emedebista, que retornou ontem à UTI e está sedado.

Veja o quão complexo é o dilema de Vanderlan.

Não pode jogar parado. Ele entra no segundo turno em desvantagem e virar os números em apenas duas semanas não é nada fácil. Na média, 70% dos candidatos que passam para o segundo turno no primeiro lugar vencem o pleito. Em Goiás, somente uma única vez tivemos uma virada no segundo turno, que aconteceu em Anápolis. Ou seja, o favoritismo de Maguito se dá já pelo que as urnas disseram ontem. Na inércia, o MDB leva a parada. Vanderlan precisa agir.

Mas não é simples partir para a ação. Pesquisas qualitativas de consumo interno mostram que a população não reage bem a ataques eleitorais a quem está em situação de grave quadro de saúde. As pessoas não diferem as críticas do campo político perante o pessoal. Atacar Maguito que padece de covid-19 pode se voltar contra o próprio Vanderlan.

Então, o que fazer? Bom, profissionais muito bem pagos estão na equipe pessedista para elaborar essas respostas e estratégias. Dou aqui meus palpites. Se eu fosse do time, aconselharia a pegar os erros da administração de Maguito no Governo de Goiás e em Aparecida de Goiânia e bater nisso.

Falar exclusivamente dos erros da gestão, talvez, não bagunce a cabeça do eleitor. O público pode entender que a crítica não é à pessoa, e sim ao trabalho.

É arriscado? Sim. Mas não muito o que fazer.

O tempo urge. Desperdiçar alguns dias esperando por uma nova recuperação de Maguito pode ser fatal. A vitória já escorre entre os dedos de Vanderlan. Nessa perspectiva, qualquer tentativa é válida. Perder de um ou de mil é a mesma coisa. Contudo, melhor é perder tentando.