RESOLUÇÃO

Projeto garante representação feminina em Comissões Especiais da Câmara de Goiânia

Texto é da vereadora Aava Santiago e foi apresentado nesta terça-feira

A Câmara de Goiânia recebeu um projeto que altera o regimento interno da Casa para garantir um percentual mínimo de mulheres em Comissões Especiais. O texto é da vereadora Aava Santiago (PSDB) e foi apresentado nesta terça-feira (25).

“Na escolha dos membros de Comissões Temporárias, deverá ser observado o percentual mínimo de 30% e máximo de 70% dos assentos para cada gênero, sempre que legislativo municipal for composto por vereadores homens e vereadoras mulheres que preencham o quantitativo mínimo do percentual”, diz trecho da proposta.

A vereadora justifica que a Câmara deve se mobilizar para garantir a participação feminina nas Comissões Especiais de Inquérito (CEI), “para proporcionar a igualdade entre homens e mulheres dentro do Poder Legislativo”.

Vale citar, a CEI da Comurg, mais recente da Casa, não possui nenhuma mulher, nem mesmo entre os suplentes. A vereadora Sabrina Garcêz (Republicanos) chegou a ser tratada como figura certa na Comissão, mas após articulações ela ficou de fora.

Além de Aava e Sabrina, a Câmara tem como vereadoras: Gabriela Rodart (PTB), Kátia Maria (PT), Leia Klebia (Podemos) e Lucíula do Recanto (PSD).