ELEIÇÃO 2022

Proximidade de Iris e Caiado pode ajudar aliança do DEM com Daniel Vilela

Interlocutores afirmam que o governador e o filho de Maguito têm conversado diariamente

A avaliação de um aliado de Iris Rezende (MDB) é que o ex-prefeito de Goiânia tem se aproximado de Ronaldo Caiado (DEM) para fortalecer o MDB e, com isso, garantir uma aliança entre governador e Daniel Vilela em 2022. Nos bastidores, já se fala, também, na saída da aposentadoria do líder emedebista e uma possível disputa ao Senado pela chapa de Caiado.

Para este interlocutor, Caiado e Daniel já estão muito próximos, o que deve refletir em uma aliança DEM-MDB. Segundo fontes, o governador e o filho de Maguito se falam diariamente por telefone. Algumas vezes, presencialmente.

Vale lembrar, Iris se reuniu com governador na manhã de terça-feira (11) para uma café. Durante boa parte da conversa, na presença de assessores, eles trocaram elogios e o gestor do Estado explicou seus planos para Goiás. Porém, em dado momento, eles tiveram um diálogo reservado.

Aposentadoria

Vale lembrar, Iris anunciou, em 25 de agosto de 2020, que estava se aposentando e que não disputaria a reeleição. “Encerro minha carreira política construída há mais de seis décadas”, disse naquele dia – não pela primeira vez, já que ele retornou em outros momentos. Mesmo à época do anúncio, no ano passado, o ex-prefeito já recebia pedidos para rever a decisão.

A possibilidade do ex-prefeito deixar aposentadoria, tem mudado o cenário político goiano e despertado o interesse dos players. Caso o líder emedebista acerte com Caiado a presença na chapa – que seria uma pré-candidatura ao Senado -, ele frustra uma série de postulantes.

Vale lembrar, outros nomes estariam de olho em ocupar o vaga para disputar o Senado, no grupo de Caiado. O atual senador, Luiz do Carmo (MDB), é um deles. Vanderlan Cardoso (PSD) já deixou claro que gostaria de ver o ex-ministro Henrique Meirelles (PSD) no posto, enquanto o deputado federal Zacharias Calil (DEM) também informou interesse. Ainda no páreo, o presidente do Republicanos Goiás – o partido do prefeito de Goiânia Rogério Cruz, deputado federal João Campos busca ocupar a vaga.