ELEIÇÕES

DEM elege 63 prefeitos e base de Caiado chega a 150

O DEM, comandado pelo governador Ronaldo Caiado, elegeu 63 prefeitos nessas eleições municipais. Um número…

O DEM, comandado pelo governador Ronaldo Caiado, elegeu 63 prefeitos nessas eleições municipais. Um número expressivamente maior se comparado com a última eleição municipal, em 2016, quando os democratas elegeram apenas dez representantes em todo o Estado.

Cidades importantes como Goianésia, Rio Verde e Luziânia serão administradas pelo DEM nos próximos quatro anos. Caiado conseguiu também um número de votos expressivos para seus aliados nas cidades do Entorno, acabando com a hegemonia do PSDB na região. Por várias eleições, o ex-governador Marconi Perillo conseguiu manter os tucanos nas prefeituras de cidades como Valparaíso, Luziânia, Águas Lindas e Formosa.

Já o MDB, apesar de ter tido uma votação histórica com Gustavo Mendanha em Aparecida de Goiânia, reduziu o número de Prefeituras, passando de mais de 40 para 29. O partido ainda está no páreo em Goiânia com o candidato Maguito Vilela, que está no segundo turno com o senador Vanderlan Cardoso. O PSDB também reduziu de 72 prefeitos eleitos em 2016 para 20, a menor representatividade do tucanato em Goiás desde o início da era marconista no Estado.