Quirinópolis: Câmara cria CEI da Educação
Vereadores querem investigar o não pagamento do piso salarial aos professores da rede municipal de ensino

Em meio a protestos públicos dos professores, a Câmara de Quirinópolis aprovou a criação da CEI da Educação, nesta quarta-feira (12). O objeto é investigar o não pagamento do piso salarial aos professores da rede municipal de ensino. Durante a semana, os docentes foram às ruas da cidade em manifestações pelo cumprimento da lei. A prefeitura alega não ter dinheiro para cumprir a obrigação legal. Os professores cobram transparência nos gastos dos recursos destinados à educação.
O clima esquentou com a renúncia do professor Francis Emerson Santos do cargo de secretário municipal da Educação. Ele justificou o ato dizendo que “recursos da pasta estavam sendo empregados em outros setores e que estava ocorrendo interferência política”. Ele publicizou áudios e uma carta aberta aos “colegas educadores”, em que diz preferir “estar ao lado da categoria, da qual também faz parte”. Outras denúncias foram feitas por servidores municipais.
Nesta quarta-feira (12), a Câmara aprovou requerimento do vereador Alex Gomes da Silva (PP) para a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), para apurar “indícios de desvio de finalidade dos recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)”. A proposta teve apoio dos 10 vereadores presentes à sessão.
O atual prefeito de Quirinópolis é Anderson de Paula (PDT).
(Com informações da rádio Alvorada 93.3 FM)