Reação popular à PEC da Blindagem surpreendeu centrão, dizem parlamentares
Velocidade com que a proposta foi pautada não permitiu ter uma temperatura das ruas, afirmam deputados

Além de terem desnorteado bolsonaristas, as manifestações que reuniram milhares de pessoas nas ruas no último domingo (21) surpreenderam também integrantes do centrão, que subestimaram o desgaste provocado pela PEC (proposta de emenda à Constituição) da Blindagem, avaliam parlamentares.
Deputados ouvidos nesta quarta-feira (24), depois que a PEC foi enterrada pelo Senado, avaliaram que a velocidade com que o texto foi votado na Câmara não possibilitou que tivessem uma temperatura correta da rejeição do tema na sociedade.
- Protesto contra a PEC da Blindagem acontece na Praça Universitária, em Goiânia; veja fotos
Mesmo a reprovação à manobra para ressuscitar a votação secreta para abertura de investigação e prisão de congressistas passou batida. O dispositivo, derrubado na madrugada de quarta-feira (17), foi resgatado na tarde do mesmo dia, cerca de 14 horas depois.
A repercussão, que já era ruim, ganhou mais escala, levando o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), inicialmente a tentar retardar a tramitação.
As manifestações de domingo foram a pá de cal. Outra reclamação de integrantes do centrão foi com o fato de o desgaste ter ficado exclusivamente para a Câmara. Isso, avaliam, se deveu a uma falha na articulação do texto pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que saiu enfraquecido do episódio.
*Da coluna Painel, por Fábio Zanini, Folha de São Paulo