São João da Paraúna não recebeu doses nesta 5ª, diz prefeito; vacinação está em 28 anos
Cidade, perto de concluir a imunização, foi a única da região Oeste II que não recebeu vacinas nesta data

Depois de anunciar que estava perto de finalizar a vacinação contra a Covid-19, o município de São João da Paraúna foi excluído do envio de vacinas nesta quinta-feira (10). O prefeito Juninho (DEM) diz que só soube no começo desta tarde, quando as doses não chegaram.
Na quarta-feira (9), a cidade imunizou o público geral a partir de 28 anos. A expectativa era chegar aos 18 anos, se a remessa dessa semana repetisse a do último dia 3 de junho, quando foram enviadas 210 doses.
De fato, São João da Paraúna foi a única cidade da região Oeste II que ficou sem a vacina. Receberam: Adelândia (70); Aurilândia (60); Buriti de Goiás (70); Cachoeira de Goiás (30); Córrego do Ouro (60); Firminópolis (380); Palmeiras de Goiás (870); Palminópolis (100); Paraúna (280); Sanclerlândia (170); Turvânia (120); e São João da Paraúna (0).
“Eu não entendi”, disse o prefeito. “Nós não temos mais nenhuma dose em estoque. Fizemos as coisas certas e fomos prejudicados”, relatou ao citar que tentou contato com a secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), mas não teve sucesso.


SES-GO
O Mais Goiás procurou a SES-GO para entender o não envio de vacinas a São João da Paraúna, nesta quinta, uma vez que as demais cidades da região receberam. Confira na íntegra:
“Nas últimas remessas, São João da Paraúna recebeu um quantitativo a mais de vacinas contra a Covid-19 . Dessa forma, com esse novo lote, os imunizantes não foram disponibilizados com o intuito de compensar as doses extras de remessas anteriores remetidos à cidade. A distribuição dos imunobiológicos no Estado é realizada entre os municípios conforme dados e estimativas populacionais.
Em São João da Paraúna a vacinação está avançada. O município já recebeu 1.360 imunizantes. Destes, há o registro no sistema oficial de que 1.111 foram aplicados, sendo 867 para primeira dose (62,78% da população local) e 244 para reforço (17,67%).”
Município
No último dia 7, o prefeito da cidade de cerca de 1.600 afirmou que esperava vacinar toda a população acima dos 18 anos na próxima semana ou na outra. Destaca-se, o município tem 1.478 habitantes acima dos 18 e, naquela data, já tinha aplicado a primeira dose 899 vezes, até aquele momento.
Há mais de 30 dias a cidade não registra novos casos da Covid. Há duas suspeitas, segundo o boletim de quarta (10). Ao todo, três pessoas já morreram.