ELEIÇÕES 2022

Cientista político diz que pior caminho para Daniel é ser vice de Caiado

Na opinião do doutor em ciências políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e…

Na opinião do doutor em ciências políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor da UFG, Robert Bonifácio, o pior caminho para o presidente do MDB Goiás Daniel Vilela, em 2022, é tentar ser vice do governador Ronaldo Caiado (DEM). Vale lembrar, 27 dos 28 prefeitos emedebistas de Goiás se manifestaram por uma aliança com o atual gestor do Estado e muito se especula que Daniel possa ocupar a vice.

Contudo, para o cientista político, esse não é o único caminho em uma aliança. De fato, Robert afirma que esta opção colocaria Daniel sem autonomia. “Estaria subordinado a Caiado. E, no futuro, teria que responder pela gestão – por acertos, mas também por erros.”

Para Robert, o melhor caminho para Daniel é o Senado. Ele acredita que o presidente da sigla tem mais chances de se cacifar na chapa caiadista para o posto, uma vez que outros nomes, como o senador Luiz do Carmo (MDB), que busca a reeleição, é menos conhecido. Questionado sobre Henrique Meirelles (PSD), que quer o cargo e tem o aval de Vanderlan Cardoso (PSD), Robert o vê como uma opção, mas por ser um “goiano turista”, talvez não seja tão viável.

“O que vai definir é o acordo com Caiado.” De acordo com o professor, Daniel, como Senador, teria mais liberdade, além de um mandato de oito anos, podendo concorrer a prefeito de Goiânia ou sendo sucessor de Caiado. O cenário, contudo, ainda segue no campo das articulações.